Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Campos Gerais

Jovens dos Campos Gerais terão dias de convivência no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça

há 4 anos

Redação

Publicidade
Jovens dos Campos Gerais terão dias de convivência no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça
Publicidade

Seis vocacionados de Carambeí, Ipiranga e Tibagi farão uma semana de convivência no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí, de 23 a 29 deste mês. A experiência é voltada para rapazes que fizeram o acompanhamento no ano passado e estão seguindo o processo de aprofundamento e discernimento, e, também os que concluíram o Ensino Médio dentro do Seminário Menor Mãe de Deus, de Irati. Durante a semana, os jovens viverão o dia-a-dia do seminário, os horários, as dinâmicas, as atividades e receberão um pouco do conteúdo formativo.

A intenção, segundo o reitor do Seminário Propedêutico, padre Marcelo Rodrigues do Carmo, é fortalecer a decisão e definir, de acordo com a avaliação da reitoria, aqueles que têm condições de ingressar na instituição, a partir de março. "Essa semana de convivência vai ajudar na decisão já que eles viverão o dia-a-dia do seminário mesmo, o que os encontros nem sempre conseguem reproduzir com exatidão. A experiência envolve esses rapazes que estão mais propensos a ingressar, também alguns que vêm da experiência do (Seminário) Menor e outros que vêm dos encontros ao longo do ano passado", explica padre Marcelo, lembrando que o ponto de partida para o discernimento é sempre procurar o padre mais próximo, especialmente os de sua paróquia. "O contato de aprofundamento é com o coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese, que agora passará a ser o padre Martinho Hartmann", acrescentou.

Diogo Francisco Martins Bueno, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, irá para a semana de convivência ao lado de um outro jovem de Tibagi. Prestes a completar 19 anos, o rapaz é acólito há nove anos e ajuda na Pastoral da Liturgia. De família católica, Diogo Bueno conta que desde criança participa da Igreja e tinha certa vontade de ser padre. "Eu sempre brincava de missa, imitava um padre, mas não tinha ideia certa que seria padre. Depois, veio mais forte esse chamado. Sempre ajudei e vi o exemplo dos padres que passaram pela minha comunidade e isso foi crescendo. Conversei com o padre José Lauro (Gonçalves), já que a primeira experiência que fiz foi um pouco antes de ele ir embora; com o padre Moacir (Gomes), padre Luiz (Mirkoski)... Ajudou bastante a entender e a me preparar melhor. Eles ajudaram muito e me motivaram a entrar e conhecer e fazer experiência", detalha.

Ainda que afirme não ter muitas dúvidas quanto à vocação, Diogo Martins Bueno confessa estar com medo, angustiado, mas, ao mesmo tempo, animado para fazer a experiência. Bueno esteve visitando o Seminário Propedêutico, no ano passado.

Irati

O Seminário Menor Mãe de Deus, de Irati, realizou, entre os dias 5 e 7 de janeiro, um encontro de convivência para a acolhida dos novos seminaristas para este ano. Dos que estavam sendo acompanhados para o discernimento vocacional, vieram dois meninos, um da Paróquia São Sebastião, de Ponta Grossa, e outro da Paróquia Menino Jesus, de Reserva, os quais entrarão no primeiro ano do Ensino Médio. Também vieram para o encontro os nove atuais seminaristas menores. Quatro concluíram o Ensino Médio em 2021 e se preparam para um possível ingresso no Propedêutico. Outros cinco estão ainda discernindo a continuidade da caminhada no Mãe de Deus, informa o reitor, padre Hélio Guimarães.

"Foram momentos muito especiais de oração, convivência, esporte, estudo... Um pequeno retrato de como é o dia-a-dia no seminário. Nos ajudaram a psicóloga Lúcia Coimbra e o diácono Eduardo Sedoski, da Paróquia Perpétuo Socorro, de Irati. Esperamos, neste ano, poder voltar à agenda normal de encontros vocacionais no seminário, pois o acompanhamento on-line não representa a mesma coisa para os adolescentes que sentem o chamado, mas somente pela experiência de vivência e oração podem realmente sentir o que é viver aqui", comenta o reitor.

da assessoria

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Avião cai e explode logo após tentativa de decolagem em aeroportoAutoridades locais confirmaram mortes entre os passageiros
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia