{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Máscaras de proteção são encontradas jogadas no chão em avenida de Carambeí

há 6 anos

Redação

Publicidade
Máscaras de proteção são encontradas jogadas no chão em avenida de Carambeí

Na manhã desta quinta-feira (23), na Avenida do Ouro, Centro da Carambeí, foi possível ver algumas máscaras de proteção já usadas jogadas ao chão. O registro foi feito pelo blog Carambeí News e chamou a atenção de populares que passavam pelo local.

Vida útil e higienização das mãos após uso da máscara

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental alerta que para cada uma existe um tempo de vida útil e o descarte pode ser em saco de lixo comum fechado com dois nós e colocado dentro de outro saco com mais dois nós e então destinado ao lixo comum. É aconselhável ainda descartar no lixo do banheiro, porém é preciso colocar dentro de outro saco e amarrar com dois nós. As máscaras não podem ser jogadas nas lixeiras públicas e muito menos nas ruas.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ressalta que antes e depois do descarte é necessário lavar as mãos com água e sabão evitando dessa forma o próprio contágio e também dos profissionais que realizam a coleta.

Como e onde descartar?

Nos hospitais, as máscaras são distribuídas gratuitamente para aqueles que desejam se prevenir. Vale lembrar que as máscaras são descartáveis e devem ser desprezadas após o uso. Mas, é preciso estar atento para saber como e onde descartá-la. As máscaras cirúrgicas devem ser retiradas tocando apenas o lado de fora. O descarte pode ser feito no lixo comum, porém, é recomendado armazenar em um saco plástico, em um lixo fechado.

As máscaras cirúrgicas usadas pela população como forma de proteção, são classificadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos como material infectante do Grupo A. Isto é, contém microrganismos capazes de originar algum tipo de contaminação por bactérias, vírus entre outros tipos de agentes infectantes.

Portanto, precisam ser descartadas seguindo normas técnicas sem causar danos ou riscos à saúde pública. A consequência do descarte inadequado é que este resíduo infectado acabará sendo levado para um aterro inapropriado para receber este tipo de material.

Informações/Foto: Carambeí News

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ataque em fábrica no Japão deixa pelo menos 14 funcionários feridosAutoridades suspeitam de uma possível contaminação química no local, após a constatação da presença de um material à base de cloro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia