Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Saúde

Com 786 mil cirurgias eletivas, Paraná alcança recorde de procedimentos em 2025

há 3 horas

AEN

Com 786 mil cirurgias eletivas, Paraná alcança recorde de procedimentos em 2025
Publicidade

O Paraná alcançou em 2025 o maior volume já registrado de cirurgias eletivas no sistema público estadual de saúde e consolidou um avanço expressivo na assistência hospitalar. Ao todo, foram 786.107 cirurgias realizadas no ano passado, uma média de 65.500 por mês, 2.183 por dia ou cerca de 100 por hora. É o melhor resultado da série histórica.

O número de 2025 representa aumento de 61% em relação ao de 2022, primeiro ano do programa Opera Paraná, que fechou com 488.441 procedimentos. Em 2023 foram contabilizadas 600.348 cirurgias e em 2024, 697.077.

O Opera Paraná tem elevado de forma contínua o número de procedimentos, estabelecendo um novo padrão de acesso à cirurgia eletiva no Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. Ele foi criado para reduzir filas e ampliar o acesso a cirurgias de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado. É um dos maiores programas do País, com investimento acumulado de R$ 1,3 bilhão.

O recorde alcançado em 2025 reforça a expansão da rede assistencial e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à redução das filas e à ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos no Estado. O numero também é 115,8% maior que o de 10 anos atrás: em 2015 foram 364.260 procedimentos.

“O Paraná mantém um ritmo crescente de cirurgias eletivas depois da pandemia de Covid-19, ampliando o acesso da população a esse atendimento e reduzindo o tempo de espera. O Opera Paraná tornou-se uma política estruturante da saúde pública estadual”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Os dados demonstram a ampliação da rede assistencial e a integração entre Estado e municípios para acelerar os atendimentos. Tenho muito orgulho de ver esse projeto transformando realidades em todas as regiões do Paraná”.

PROGRAMA OPERA – O programa reúne hospitais públicos estaduais e municipais, além de unidades privadas contratualizadas, que recebem remuneração complementar para reforço de equipes e ampliação da estrutura assistencial. A estratégia tem como objetivo aumentar a capacidade cirúrgica e reduzir as filas de espera em todas as regiões do Estado. Entre as especialidades com maior demanda estão cirurgia geral, urologia, ortopedia e ginecologia.

Ele passou por várias fases, com aportes constantes para acelerar os procedimentos. É uma estratégia para otimizar o acesso a procedimentos médicos essenciais, visando aprimorar a qualidade do atendimento em saúde no Estado.

Maria Salete Correia, moradora de Nova Esperança do Sudoeste, sofre de artrose há mais de 20 anos. Em 2024, ela realizou uma cirurgia no quadril, no Hospital Regional de Guarapuava, por meio do programa. “Correu tudo bem, hoje estou bem, andando bem. Tenho bastante problema nessa região e com essa nova cirurgia, melhorei muito”, conta.

NOVO CICLO DE EXPANSÃO – Para 2026, o Governo do Estado prepara novos aportes para dar continuidade e acelerar o programa, ampliando ainda mais a capacidade cirúrgica e o acesso da população aos procedimentos eletivos. A estratégia prevê a continuidade da integração entre hospitais públicos estaduais e municipais e unidades privadas contratualizadas, além do reforço das equipes e da ampliação da oferta de procedimentos em especialidades de maior demanda. O anúncio do investimento vai acontecer em breve.

Compartilhe:

Leia também

Anvisa aprova novo medicamento para tratar fenilcetonúria
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Ricardo Lustosa Ribas, 154 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84.040-140

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia