há 5 horas
Gabriel Aparecido

A Fábrica de Vidros Ambev inaugurou a sua primeira unidade no Paraná na manhã desta segunda-feira (15), em Carambeí. Com a capacidade de produção de 600 milhões de garrafas por ano, a nova unidade da industria utiliza vidros de vindos da reciclagem em 20% de suas garrafas. A indústria contou com um investimento total de R$ 1 bilhão e já garantiu cerca de 400 empregos diretos.
O D'Ponta News esteve presente durante o evento de inauguração e pode realizar uma visita pelas instalações da fábrica, que já está em operações. A equipe de profissionais explicou, ainda, o processo desde o começo à finalização das garradas produzidas.

O processo de criação começa no aquecimento do materiais para a formação do vidro, sendo parte dele, feita com vidro reciclado. A fábrica possui capacidade para produzir garrafas com até 80% de material reciclado. Nessa parte do processo o material é aquecido em mais de 500 ºC, antes de ser despejado no molde que dá a forma desejada de cada garrafa.

A coloração verde já é colocada antes mesmo da sua formação. Após passar pelo forno e pelos moldes, as garrafas são resfriadas, e passam a ficar semelhantes às vistas cotidianamente. Para garantir que não haja resíduos, os vidros passam por máquinas e vistoria das equipes, para assegurar que estejam próprias para receber as cervejas. Em Carambeí, garrafas de marcas como Spaten e Stella Artois já estão sendo produzidas.
Confira, abaixo, fotos de todo o processo de produção de vidros da nova fábrica: