A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (27) a montagem do Centro de Referência Covid-19, espaço com o como objetivo de centralizar os atendimentos dos pacientes com sintomas respiratórios e de síndrome gripal. Ele funcionará nas dependências do Hospital Santa Casa, com entrada isolada em estrutura montada no estacionamento, sem contato com os demais ambientes.
A secretária de Saúde, Anna Angélica Alves Moscalesky, comenta o motivo pela montagem do espaço. “Levando em consideração que os demais atendimentos não pararam, vimos a necessidade de proteger os pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde por outros motivos, como pré natal, puericultura, preventivo, consulta de hiperdia, saúde mental, e etc, de uma possível contaminação pelo novo coronavírus”, relatou.
O Centro contará com sala de espera, triagem, consultório médico, ambiente para realização do teste RT-PCR e outro para teste rápido, banheiros exclusivos para uso dos pacientes, incluindo um banheiro adaptado para deficientes.
O espaço também contará com um profissional de saúde que fará o acolhimento dos pacientes, a organização do fluxo e a orientação, dois enfermeiros que realizarão os testes, a triagem e a classificação de risco, um médico, um técnico em enfermagem e um auxiliar de serviços gerais.
O Centro de Referência ainda está no processo final de implantação e nos próximos dias a Secretaria de Saúde irá divulgar o início das atividades.
Para a montagem do Centro de Referência, o Município também contou com a colaboração do Exército Brasileiro, o qual emprestou uma tenda, já instalada em frente ao Hospital, para melhor organização do atendimento”, destacou Anna Angélica.
Informações e imagens: Prefeitura de Palmeira