Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Piraí do Sul completa 143 anos e se consolida como referência nos Campos Gerais

2024-03-05 às 18:11
Foto: Divulgação/AMCG

Piraí do Sul completa 143 anos de emancipação política nesta terça-feira (5). O município, que faz parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), atravessa um ciclo de revitalização estrutural, com uma série de recursos sendo aplicados em diferentes setores e localidades. Nesta semana, o tesoureiro da AMCG e prefeito Henrique Carneiro parabenizou a população, avaliou o potencial da cidade e também falou sobre novos projetos.

O chefe do Executivo mencionou o compromisso que existe em prol do crescimento de Piraí. “Estamos executando um planejamento que vem desde o início da nossa gestão. Com isso, estamos viabilizando investimentos importantes a partir de parcerias junto ao Governo do Estado e à Caixa Econômica Federal. Esses recursos estão sendo revertidos em melhorias na área de infraestrutura, na saúde e em vários outros segmentos, visando a qualidade de vida da nossa população”, pontuou.

Carneiro citou o avanço em alguns projetos. “Seguimos atuando, com apoio da Copel e da Sanepar, em prol do desenvolvimento energético e da capacidade de captação e armazenamento de água. Com isso, esperamos atender todas as regiões do município de maneira adequada. A partir disso, também temos o objetivo de garantir novos investimentos para a cidade”, apontou.

Industrialização

A partir dessas melhorias, o objetivo da gestão é fortalecer outras frentes de desenvolvimento. “Piraí do Sul tem uma grande capacidade de produção agrícola e pecuária. A maior parte da nossa arrecadação vem do campo. Porém, temos outros potenciais que merecem ser explorados, o que inclui o processo de industrialização. Para isso, precisamos oferecer as condições energéticas ideais para as empresas. Durante muito tempo isso foi uma dificuldade em Piraí, porém, com a construção da nova subestação da Copel deve nos ajudar muito nesta questão”, projetou.

Carneiro ainda mencionou em detalhes o montante destinado à execução de obras na cidade. “Garantimos uma série de projetos recentemente, incluindo ações de pavimentação e recapeamento. Também é preciso destacar a obra do novo CMEI, que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Foi uma conquista importante, uma vez que conseguimos garantir novas vagas para alunos. O setor de infraestrutura recebeu, ao todo, mais de R$ 50 milhões. Esse valor corresponde às ações realizadas em diferentes setores aqui do município”, destacou.

Encontro com lideranças

O prefeito Henrique esteve presente na primeira reunião ordinária da AMCG, realizada em fevereiro deste ano. O encontro reuniu prefeitos, deputados e os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. “A Associação tem procurado trabalhar em conjunto com as secretarias do Governo do Estado. Houve uma conversa bastante ampla pensando no crescimento dos nossos municípios. Debatemos estratégias para potencializar o alcance dos produtos aqui de Piraí do Sul e a realização de obras estruturantes”, disse.

Concessões

Outro tópico abordado no encontro foi a retomada das concessões nas rodovias do Paraná. “A concessionária responsável pelo pedágio nos apresentou os principais projetos que serão executados nos Campos Gerais. O retorno dos repasses do ISS chega para incrementar a arrecadação das prefeituras, inclusive aqui em Piraí do Sul. É algo importante para que possamos executar uma série de serviços”, enalteceu.

Por fim, o gestor falou sobre a expectativa que existe em torno das obras e do serviço que será prestado nas estradas que cortam os municípios da AMCG. “A região dos Campos Gerais está situada em meio a um entroncamento rodoferroviário. Isso ajuda a atrair empresas e indústrias. Todas essas melhorias que estão previstas chegam para somar ainda mais, inclusive na descentralização de investimentos, dando maiores possibilidades às cidades de pequeno porte”, concluiu.

Quem somos

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.

da AMCG