{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Campos Gerais

Prefeitura de Castro e órgãos ambientais investigam morte de peixes no Rio Iapó

há 4 anos

Redação

Prefeitura de Castro e órgãos ambientais investigam morte de peixes no Rio Iapó

A Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura de Castro em parceria com o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Sanepar e Guarda Municipal está investigando a morte de peixes no Rio Iapó. Desde o último domingo (5), apareceram peixes de várias espécies agonizando nas margens do rio. A estimativa até o momento é de cerca de uma tonelada de peixes mortos que foram recolhidos e enviados para local adequado. O incidente causou a interrupção da captação de água para o abastecimento na estação do Rio Iapó, ficando somente o fornecimento por meio das estações do São Cristóvão e Santa Leopoldina.

Segundo a bióloga Adriana Marques Canha, da Superintendência de Meio Ambiente, as possíveis causas para o dano ambiental, além da estiagem, podem ser irregularidades no lançamento de dejetos de animais de leiterias e suinocultura, emissão de efluentes de indústrias instaladas próximas ao leito do rio e principalmente, a ocorrência de queimada nas várzeas do rio na última sexta-feira (3), que provoca a ‘dequada’, que é a alteração da qualidade da água, provocando a morte dos peixes.

A Superintendência e a Guarda Municipal, assessorados pelo Instituto Água e Terra, interditaram as margens do rio para evitar a retirada dos peixes para consumo, uma vez que poderiam estar contaminados e também para proteção da própria população.

Foram coletadas amostras da água, enviadas para análise e os resultados indicarão com maior precisão as causas. “A partir dessa análise, serão evidenciadas as causas e os responsáveis serão devidamente punidos de acordo com a legislação ambiental”, disse Adriana.

Colaboração Adriana destaca que, infelizmente, quando ocorre um dano ambiental é que as pessoas atentam para a importância de cuidar do meio ambiente. “Havia muitas pessoas indignadas com a situação. A população pode e deve nos ajudar denunciando crimes ambientais para que os órgãos responsáveis possam tomar providências. É dever de todos cuidar, porque o meio ambiente é para todos”, ressaltou.

da assessoria

Compartilhe:

Leia também

Morre Arlindo Anomalia, conhecido como Popeye Brasileiro, aos 55 anos Homem era famoso por conta dos músculos avantajados dos braços, resultado da aplicação de óleo mineral
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia