Domingo, 22 de Junho de 2025

Prefeitura de Piraí do Sul nega racismo em desfile cívico

2022-09-20 às 08:52
Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Piraí do Sul se manifestou oficialmente sobre as polêmicas envolvendo o desfile cívico em comemoração ao Bicentenário da Independência, que ocorreu no último domingo (18) no município. Na ocasião, um vídeo que mostrava crianças negras representando escravos gerou revolta na internet.

Em nota, a Prefeitura afirma que “em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros, nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”.

Segundo o documento, as escolas possuem autonomia para desenvolver as manifestações apresentadas durante o desfile e que, na ocasião, uma das instituições do Município realizou uma “apresentação contextualizada do período pré-colonial e colonial brasileiro, abordando alguns do momentos históricos de grande relevância, como descobrimento, contato com indígenas, escravidão, Independência, Lei Áurea e a abolição da escravatura”. O órgão ainda repudia qualquer menção ao racismo ou outra forma de preconceito.

Confira a nota na íntegra:

Relembre

Vídeos publicados nas redes sociais mostram crianças negras participando de um desfile cívico alusivo ao dia 7 de setembro, no município de Piraí do Sul, nos Campos Gerais, vestidas como escravas e segurando uma espécie de corrente nas mãos, que estava amarrada em uma das pernas. Nos vídeos também é possível ver outro grupo de crianças brancas encenando os colonizadores e a família real.

Nos comentários da postagem original, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Piraí do Sul, informou que teve ciência dos fatos e que irá instaurar um procedimento para apuração do ocorrido. Confira na íntegra:

Vídeo de crianças negras vestidas de escravas em desfile cívico em Piraí do Sul revolta internautas