{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Campos Gerais

Rita Araújo comemora chegada da carreta “Agora Tem Especialistas” a Telêmaco Borba

Durante cerca de 30 dias, o serviço atenderá pacientes de municípios da 21ª Regional de Saúde

há 2 horas

Gabriel Aparecido

Rita Araújo comemora chegada da carreta “Agora Tem Especialistas” a Telêmaco Borba
Foto: Reprodução
Publicidade

O Ministério da Saúde no Paraná iniciou, na manhã desta sexta-feira (30), os atendimentos da carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas em Telêmaco Borba. No município, o foco é no atendimento às mulheres, com o objetivo de fornecer o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. O projeto do Governo Federal oferta procedimentos como consultas, mamografias e até biópsia para as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prefeita Rita Arújo destacou, durante o lançamento, que a unidade móvel deverá atender a todos os municípios da 21ª Regional de Saúde do Paraná nos próximos dias. "Nós tivemos o tempo com a 21ª Regional de Saúde e com a Secretaria de Saúde para organizar todos esses pacientes que ainda não foram atendidos dentro do nosso Sistema Único de Saúde para serem atendidos por essa carreta" relatou.

Rita conta que as tratativas com os órgãos responsáveis vêm sendo organizadas desde o mês de novembro, para garantir um melhor atendimento às mulheres. "Nós vamos atender uma demanda reprimida que ainda temos: de mamografia, colposcopia, punção de mama. Porque o que é importante nessa carreta? Você faz a consulta, o exame e sai com o diagnóstico", enfatizou.

Por fim, a prefeita agradeceu à iniciativa do Governo Federal e ao Ministério da Saúde. Ela complementou o agradecimento ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e ao deputado federal Aliel Machado (PV), pelas trativas que encaminharam o serviço ao município.

Como se consultar

Os atendimentos serão realizados exclusivamente a partir do encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde deverão ser elaborados os processos de triagem e agendamento das pacientes. Os critérios foram pré-estabelecidos pela Rede Pública de Saúde.

Além disso, a Secretaria de Saúde de Telêmaco Borba conta que as equipes da estratégia da família estarão realizando buscas pelo município, para poder encaminhar pacientes aos atendimentos.

A carreta deverá permanecer por até 30 dias no município, dependendo da demanda, no estacionamento da Secretaria Municipal de Esportes, que fica na Casa da Cultura, com entrada pela Rua XV de Novembro.

Compartilhe:

Leia também

Ilícitos ambientais geram R$ 87 mil em multas na zona rural de IvaíLocal estava sendo usado para o cultivo agrícola, desrespeitando um embargo imposto no ano de 2020
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia