há 2 horas
Heryvelton Martins

O servidor público Phetronio Paulo de Medeiros, detido preventivamente na véspera do Réveillon (31) em Curitiba, já possui condenação judicial por apologia ao nazismo. Atualmente lotado como técnico em contabilidade no Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Irati, o suspeito é alvo de um novo inquérito da Polícia Civil que investiga ameaças de atentados e a veiculação de símbolos de ódio.
O servidor não é réu primário neste tipo de delito. Em julho de 2024, ele foi condenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul por um crime cometido em 2018, quando trabalhava na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na ocasião, publicou nas redes sociais uma imagem da suástica nazista acompanhada da frase “Merry Christmas" (Feliz Natal).

A pena de dois anos e quatro meses foi convertida em prestação de serviços à comunidade e multa. O processo transitou em julgado em dezembro de 2025, o que significa que não cabe mais recurso.
Segundo o delegado Rafael Rybandt, responsável pelo caso atual, a polícia identificou que Phetronio mantinha diversos perfis em redes sociais. As investigações apontam que ele intensificava as postagens com teores violentos em datas festivas.

Entre as evidências coletadas, constam o uso da cruz suástica, saudações referentes ao regime alemão e frases de ameaça, como “Vem muita desgraça e morte para todos”. A prisão preventiva visa garantir a ordem pública diante da gravidade das ameaças.