Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Tradicional Teatro da Paixão de Irati será neste sábado (23)

2024-03-21 às 09:56
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Estão sendo montados os cenários para a tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo Grupo de Teatro São Francisco de Assis, ligado à Paróquia Nossa Senhora da Luz, de Irati. Hoje considerado o segundo maior teatro da Paixão do Paraná, o espetáculo acontece no próximo sábado (23), na pista de Laço Ney Cabral, no Centro de Tradições Willy Laars. A entrada é livre, mas está sendo pedido para quem puder levar um quilo de alimento que será destinado às entidades assistenciais atendidas pelo Provopar.

De importância já reconhecida na Diocese, a 26ª edição do teatro este ano tem novidades. A primeira é que a apresentação será no sábado que antecede o Domingo de Ramos. A segunda, será o local. De acordo com o coordenador do grupo teatral, Vanderlei Kawa, a mudança de data quer facilitar a participação, considerando as celebrações da Semana Santa. “As primeiras encenações foram realizadas na sexta-feira em alguns anos. Já fizemos no Sábado Santo e retornamos para as Sextas-Feiras Santas. Faremos uma semana antes da Sexta-Feira Santa e, tenho a certeza, que as paróquias junto com os padres irão divulgar bastante, chamando as pessoas para que participem”, argumenta Kawa.

Ainda segundo o coordenador, a encenação foi feita por mais de 12 anos no Estádio Municipal Abraam Nagib Nejm, com arquibancadas não cobertas. “Já sofremos por causa da chuva, tivemos que transferir…A decisão leva em conta a questão climática, garantindo a presença da população. O centro de tradições foi coberto o ano passado, tem aprovação da Defesa Civil, pode abrigar 12 mil, pessoas, oferece mais estrutura e é de fácil acesso, com asfalto. O povo vai participar”, garante Kawa, citando que as mudanças foram avaliadas e colocadas em votação perante a diretoria. “Os 15 membros voluntários foram totalmente a favor”, ressalta. O CTG fica a três quilômetros do Estádio Municipal.

A encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo de Teatro São Francisco de Assis tem o apoio da Diocese de Ponta Grossa, das paróquias de Irati – Nossa Senhora da Luz, São Miguel, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São João Batista – e da prefeitura. O teatro faz parte do calendário oficial do município.

da assessoria