há 16 horas
Carlos Solek

Com a proximidade do verão, o risco de incidência de escorpiões em casas e terrenos aumenta. Desta forma, a Vigilância em Saúde de Castro alerta para alguns cuidados e prevenções neste tipo de situação.
Neste ano, foram notificadas 11 ocorrências envolvendo escorpiões em Castro. Os casos foram registrados em áreas urbanas (4) e localidades rurais (7), principalmente no Tronco e Guararema.
As picadas de escorpião causam dor, inchaço e vermelhidão no local. Em crianças, os sintomas podem se manifestar também em outras partes do corpo, como vômitos e diarreia — especialmente em casos envolvendo o escorpião amarelo, que têm maior potencial de gravidade.
O que fazer se for picado?
Os primeiros cuidados que se deve tomar ao ser picado por um escorpião são:
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Manter a área ferida voltada para cima;
- Não cortar, não furar e nem apertar o local da picada;
- Dirigir-se imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. A unidade possui o soro antiescorpiônico, que é indicado para uso em casos graves.
O que NÃO fazer?
- Passar álcool ou algum produto no local da picada;
- Colocar alguma planta ou folha em cima da área ferida;
- Tentar sugar o veneno da picada;
- Fazer torniquetes ou amarrar o local.
Prevenções
Os escorpiões costumam aparecer em áreas que oferecem condições favoráveis para sua sobrevivência, como entulhos e em locais com pouca luminosidade.
Diante disso, é importante evitar montes de restos de construção, tábuas, telhas, lixo, galhos, grama seca, dentre outros materiais em quintais e terrenos. Caixas d’água e de gordura também são locais onde os escorpiões podem aparecer.
A Vigilância alerta que, caso o morador perceba a presença de um escorpião próximo a sua residência, é necessário contatar o setor através do telefone (42) 2122-5203 ou na sede da Secretaria de Saúde de Castro (Rua Francisco de Assis Andrade, 47).