O município de Castro, nos Campos Gerais, está recebendo obras da Sanepar nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que devem atender a população da cidade pelos próximos 30 anos. Nesta quarta-feira (12), técnicos da Companhia detalharam ao município as ações em execução e planejadas para os próximos anos. Ao todo, a Sanepar está investindo R$ 140 milhões em obras que estão em andamento e que devem ser concluídas até o fim de 2026.
O detalhamento foi apresentado em reunião com o prefeito Reinaldo Cardoso e secretários municipais, o gerente regional da Sanepar, Francisco Icker Oroski, acompanhado de coordenadores e equipe técnica da Companhia.
Entre as obras estão melhorias no sistema de esgotamento sanitário, ampliação da estação de tratamento, execução de redes de recalque do esgoto, melhorias e implantação de estações elevatórias de esgoto. “Tudo isso já prevendo atender a universalização do saneamento na cidade até 2033, prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê o acesso de 90% da população à coleta e ao tratamento do esgoto”, disse Francisco Icker Oroski.
Em andamento estão, também, a ampliação da Estação de Tratamento de Água, a ampliação da captação do Rio Iapó e a execução de uma nova adutora, que vai transportar a água bruta do manancial até a estação de tratamento. “Investimentos robustos estão sendo feitos na cidade. A produção de água vai dobrar e deve garantir que a população tenha água em quantidade e qualidade pelos próximos 30 anos”, mencionou Oroski.
O prefeito apresentou as necessidades da cidade em saneamento. “A boa notícia é que a Sanepar já está fazendo um trabalho que vai solucionar as nossas reivindicações. Ou seja, nós viemos pedir e eles já estão atuando. Hoje, em nossa cidade, a Sanepar faz a coleta de esgoto em 87% dos imóveis, isso já é um percentual que coloca Castro entre as melhores do país, e essas obras vão nos levar a um patamar das cidades de primeiro mundo”, comemorou ele.
“E 100% do esgoto coletado é tratado, a água volta para a natureza muitas vezes melhor do que a própria água do rio. O lodo do esgoto é destinado para a agricultura”, destacou o gerente da Sanepar.
Oroski lembrou que, para as obras de redes de água e de esgoto, a Companhia executa abertura de valas e intervenções em ruas e calçadas que podem afetar o trânsito de pessoas e veículos.
“A gente tem que abrir pavimento para colocar tubulação de água, de esgoto, é um procedimento normal, é um transtorno necessário. Pedimos à população compreensão e paciência neste momento de obras, para evitar as vias que estão com maquinário e pessoal trabalhando, circular com cuidado, respeitar a velocidade e compreender que as interdições são necessárias. É uma fase da obra e logo vai passar”, destacou ele.
Saneamento rural
Dentre os compromissos que a Sanepar firmou com o município está um completo estudo de viabilidade para implantação do sistema de esgotamento sanitário nos distritos Socavão, Abapã e Tronco.
O prefeito ainda ressaltou outras parcerias com a Companhia para benefício da população rural. “Vamos levantar as áreas prioritárias e urgentes e a Sanepar vai ser nossa parceria nos investimentos em comunidades rurais para levar água potável a essa população, entrando com estudo e orientação técnica, material, capacitação, para entregar água tratada de qualidade ao maior número de moradores da nossa zona rural”, enfatizou Cardoso.
da AEN