há uma hora
Giovanni Cardoso

A apresentadora Ione Borges morreu aos 73 anos, conforme divulgaram familiares, colegas e a TV Gazeta nesta segunda-feira (24). A emissora informou que ela sofreu uma insuficiência respiratória e não resistiu. O velório ocorrerá no Funeral Velar Morumbi, em São Paulo, entre 16h e 20h.
A notícia também foi compartilhada por Claudete Troiano, de 72 anos, que trabalhou ao lado de Ione por cerca de duas décadas. Nas redes sociais, Claudete publicou uma homenagem lembrando a parceria que construíram na televisão. “Juntas, na televisão, construímos uma história que atravessou gerações e marcou a vida de tantas pessoas. Dividimos risos, emoções, aprendizados e, acima de tudo, vivemos momentos de verdadeira felicidade. Hoje me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão. Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação”, escreveu.
Ione iniciou a carreira artística ainda na década de 1960, quando atuou como modelo e participou de programas infantis da Rede Record. Nos anos 1970, ampliou sua atuação com trabalhos como atriz, incluindo a novela Meu Pedacinho de Chão, da Rede Globo, e o filme O Jeca e o Bode.
A trajetória como apresentadora começou em 1972, ao assinar com a TV Gazeta para apresentar um quadro de moda no programa Clarice Amaral em Desfile. Em 1973, passou a comandar o Festival Interno do Colégio Objetivo (FICO), evento musical realizado no Teatro Record. Ela também teve passagem pela TV Manchete e pela Rede Bandeirantes.
Além da televisão, Ione se dedicou ao universo da moda, chegando a lançar sua própria grife. Anos depois, optou por encerrar a marca ao ser promovida na Gazeta. Em 1980, assumiu o comando do Mulheres, inicialmente ao lado de Claudete Troiano. As duas dividiram o programa por 16 anos, até que, em 1996, Ione passou a apresentá-lo sozinha. Ela deixou a atração em 1999.
Na década seguinte, continuou em destaque na emissora com programas como Pra Você e Manhã Gazeta, onde voltou a trabalhar com Claudete. Ione pediu demissão em 2010 para adotar uma rotina mais tranquila e tratar problemas nas cordas vocais, mas foi mantida pela Gazeta com contrato vitalício em reconhecimento aos 40 anos de carreira na casa. Com isso, passou a atuar como substituta de Ronnie Von no Todo Seu e a participar anualmente da gravação da vinheta de fim de ano da emissora.
Fora da TV, mantinha vida pessoal reservada. Era casada desde 1993 com o empresário francês Jean François.