há 4 dias
Amanda Martins

A Polícia Federal foi comunicada para efetuar a prisão do rapper Oruam caso ele tente deixar o país. O artista, filho do traficante Marcinho VP, é considerado foragido da Justiça após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogar o habeas corpus que o beneficiava, decisão que resultou na expedição de um mandado de prisão preventiva.
Segundo o Metrópoles, a medida foi adotada diante do risco de fuga, inclusive por vias terrestres. Como forma de impedir a saída do território nacional, o passaporte de Oruam está recolhido no cartório da 3ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, conforme apuração da coluna. Ainda assim, a Polícia Federal acompanha o caso devido à possibilidade de tentativa de evasão.
O rapper passou a ser considerado foragido após violar a tornozeleira eletrônica por 28 vezes em um intervalo de 43 dias, entre setembro e novembro do ano passado. A suspeita das autoridades é de que ele ainda esteja no Rio de Janeiro, com apoio de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Oruam é investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por uma série de crimes, incluindo associação ao tráfico de drogas, tráfico de drogas, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal. As investigações seguem em andamento.
Segundo informações divulgadas pela coluna da jornalista Fábia Oliveira, do Metrópoles, a defesa do rapper informou que ele não pretende se entregar. Caso seja localizado e preso, Oruam deverá ser encaminhado à Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde passará pelos procedimentos legais antes de eventual apresentação à Justiça.