há 2 anos
Redação
“A evolução tecnológica cada vez mais rápida, e sua introdução na vida das pessoas, a tornam uma ferramenta estratégica indispensável, atuando como cocriadoras dos consumidores, influenciando suas escolhas e suas experiências com as marcas”. Lúcio Olivo Rosas
A inteligência artificial já é uma tecnologia integrada vida cotidiana. Um exemplo disso é o ChatGPT, um aplicativo que emprega a Inteligência Artificial para fornecer respostas em texto para diversas perguntas e solicitações, aprimorando a personalização e enriquecendo a experiência do cliente em relação às marcas que prometem e entregam o que as pessoas consideram qualidade. 3. Qualidade dos conteúdos baseado na diferenciação A sociedade está cada vez mais acelerada, o que, naturalmente, provoca o estresse e a ansiedade, causados pelas responsabilidades do dia a dia e pelas diversas tarefas que as pessoas têm que cumprir. Dessa forma, os consumidores procuram conteúdos que permitam um momento de alívio e, até mesmo, felicidade, que os façam liberar suas tensões. A compensação da tensa vida cotidiana em conteúdos que as distraem e divertem é uma boa oportunidade para as marcas estarem presentes. As empresas que se destacarem por meio de ações e campanhas podem estabelecer conexões duradouras com seus consumidores. Capitalizar na busca do consumidor por meio da diversão e relaxamento, representa uma excelente estratégia e oportunidade para as marcas. Por outro lado, é preciso ter cautela para evitar produzir conteúdos que se repitam ou que percam o senso de posicionamento das marcas já estabelecidas nas pessoas. Distrações excessivas podem afastar as pessoas de conteúdos de maior credibilidade, que também estão relacionados a eventos da vida, de extrema relevância para o indivíduo. Dessa forma, a estratégia mais relevante para as marcas será a diferenciação, que significa ser percebida de forma singular pelas pessoas, o que é evidenciado pelas conexões valiosas criadas pela experiência positiva entre os cidadãos/consumidores e as marcas. As marcas (produtos, empresa, organizações, pessoas) têm sucesso se conseguirem se diferenciar das outras e oferecer produtos, serviços e conteúdo que se destacam por serem melhores, convenientes ou criativos. Dessa tendência, é possível notar uma ligação com outras áreas, como a tecnologia e a inteligência artificial, que tem a capacidade de monitorar as emoções e personalizar as experiências de acordo com o humor e o interesse das pessoas, e a busca por conteúdos em diferentes pontos de contato, o que permitirá uma redefinição da marca, tema que será abordado em breve. No próximo artigo, mostraremos outras tendências que estão modificando o comportamento e os hábitos das pessoas. Fiquem de olho e não percam o próximo episódio.