Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Coluna Marcando História: ‘EUA vs APPLE: o iPhone está monopolizando o mercado?’, por Andreza Baroni

2024-04-25 às 10:00
Foto: Reprodução/Freepik

No final de março de 2024 o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, DoJ na sigla em inglês, anunciou que vai processar a Apple por conta de monopólio ilegal no mercado de smartphones. O DoJ será acompanhado por 15 Estados americanos, que também não concordam com as políticas da empresa em relação ao iPhone.

A Apple foi a última de uma série de outras empresas que estão sendo processadas nos Estados Unidos por violarem a lei antitruste. A Meta, a Google e a Amazon também estão sendo processadas depois de terem sido citadas, junto com a Apple, em um relatório da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, feito em 2020, sobre práticas antitruste e de concorrência desleal.

Quais são os motivos dessa ação e quais as consequências que isso pode ter para a Apple e para o mercado? É o que vamos analisar no vídeo de hoje.

Coluna Marcando História

por Andreza Baroni

Andreza Cristina Baroni é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR e em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo. Também é Mestra em Direito (LL.M) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim-Itália, em conjunto com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFPR. A advogada é sócia e fundadora do escritório AB&D Advocacia, fundado em 2017 na cidade de Curitiba.