Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Coluna PG Histórica

Lojas Hermes Macedo realizaram última decoração de Natal em PG há cerca de 40 anos

Tradicionais portais e fachadas iluminadas marcaram gerações no Centro; relembre a história que atravessou décadas

há 10 horas

Ponta Grossa Histórica

Publicidade
Lojas Hermes Macedo realizaram última decoração de Natal em PG há cerca de 40 anos
Ponta Grossa Histórica
Publicidade

O Natal em Ponta Grossa carrega uma memória afetiva específica para quem viveu na cidade até o final da década de 80. Há cerca de 40 anos, a gigante do varejo paranaense, Hermes Macedo (HM), realizava sua última grande decoração natalina no município. O fato marcou o fim de uma era para o comércio da região.

Década de 1950 - Reprodução Ponta Grossa Histórica
Legenda: Década de 1950 - Reprodução Ponta Grossa Histórica

Durante décadas, o ponto alto do passeio ao Centro em dezembro era a visita à fachada da HM. Imagens históricas, que datam desde os anos 50 até o final dos anos 80, registram a evolução desses enfeites. O destaque ficava por conta dos majestosos portais iluminados instalados na entrada da loja, que transformavam a rua em um cenário de encantamento.

Tradição que atravessou o tempo

A Hermes Macedo não era apenas uma loja de departamentos; funcionava como um ponto turístico temporário no fim de ano. Famílias inteiras deslocavam-se para ver as vitrines animadas e as luzes que cobriam a arquitetura do prédio.

  • Anos 50 e 60: Registros em preto e branco mostram estruturas elaboradas, com uso intensivo de lâmpadas incandescentes e arcos que cruzavam a calçada.

  • Anos 70 e 80: A decoração ganhou cores e elementos móveis, acompanhando a modernização da cidade e o auge da rede varejista.

A grandiosidade das estruturas refletia o poderio econômico da empresa, que chegou a ser uma das maiores do Brasil em seu segmento.

O fim de um ciclo

A interrupção das decorações coincidiu com o início da crise que levaria ao fechamento definitivo da rede na década de 90. A última montagem, realizada há cerca de 40 anos, deixou uma lacuna na cenografia urbana de Ponta Grossa. Hoje, embora a cidade conte com novas atrações e tecnologias, como o “Natal Encantado”, a lembrança dos portais da Hermes Macedo permanece com quem viveu essa epóca.

Coluna PG Histórica
por Ponta Grossa Histórica
Site responsável por criar um acervo de fotografias e histórias de diferente pontos e figuras da cidade de Ponta Grossa. Desde sua fundação até a chegada de novas tecnologias, a coluna será responsável por levar você ao passado.

https://www.instagram.com/pontagrossahistorica/

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ponta Grossa é o berço do futebol paranaense: clique e entenda o motivoO primeiro jogo profissional do Paraná ocorreu na Princesa dos Campos, dando o pontapé inicial para a fundação do Coritiba Foot Ball Club dias depois; evento reforça o legado esportivo e cultural da região
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia