Na próxima sexta-feira (11), a Associação de Apoio, Atendimento e Assessoramento à Comunidade Surda Geny de Jesus Souza Ribas recebe a palestra “A História do Teatro Ocidental”. A atividade será palestrada pelo dramaturgo, ator e diretor de teatro Gabriel Vernek e contará com tradução para libras. A iniciativa é uma contrapartida do projeto “Laboratório de Estudos em Dramaturgia Teatral – Quarta Edição”, que conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural.
Para Vernek “o acesso à arte e bens culturais é um direito de todos os grupos. Por isso, considero de extrema importância que a comunidade surda possa se conectar com a tradição milenar do teatro”, ressalta.
A palestra tem como objetivo apresentar como surgiu o teatro ocidental na história a partir dos ritos ao semideus Dionísio, e como essa linguagem se desenvolveu ao longo do tempo.
O “Laboratório de Estudos em Dramaturgia Teatral – Quarta Edição” reuniu participantes do município e de outros estados para aprenderem sobre a dramaturgia e o teatro ocidental, bem como a realização de exercícios práticos de escrita teatral para o desenvolvimento de suas próprias dramaturgias.
A realização é do Atteliê Criativo – Espaço de Criação e Pesquisa em Arte, com patrocínio da Belgotex do Brasil.
Da assessoria