Ponta Grossa está entre as 60 cidades paranaenses que recebem, neste mês de outubro, sessões gratuitas do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, como parte da campanha Paraná Rosa, promovida pelo Governo do Estado do Paraná. A ação integra o projeto Viver em Cena, da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), em parceria com o Sesc-PR.
A exibição em Ponta Grossa acontece no dia 15 de outubro, na Rua Fernandes Pinheiro, 77 – Centro, com entrada franca. A proposta é utilizar o cinema como meio de promover o debate sobre a saúde da mulher, abordando temas como prevenção, autocuidado e diagnóstico precoce.
O filme acompanha a história de uma professora e influenciadora digital que, ao ser diagnosticada com câncer de mama, enfrenta os desafios do tratamento enquanto busca um novo significado para sua vida pessoal e profissional. Além da exibição, algumas sessões em outras cidades contarão com bate-papos abertos ao público, com o objetivo de ampliar o diálogo e compartilhar experiências.
“O Paraná Rosa nasceu com a missão de cuidar da saúde da mulher, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce. Neste ano, uma das ações é o cinema Viver em Cena, unimos saúde e cultura para levar essa mensagem de forma ainda mais sensível e acolhedora”, diz Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado do Paraná. “O filme nos convida a refletir sobre o autocuidado e a importância de estarmos atentos aos sinais do nosso corpo. É um momento de diálogo, de afeto e de fortalecimento da nossa rede de apoio às mulheres paranaenses”.
De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o cinema tem potencial de sensibilização. “A arte tem um papel fundamental na sensibilização das pessoas. O Viver em Cena leva cultura para dezenas de municípios e, com este filme, contribui diretamente para ampliar a conscientização sobre a saúde da mulher. É um convite para que todas e todos reflitam sobre cuidado, prevenção e afeto”, afirma.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, também destaca a importância da iniciativa. “A reflexão que a arte nos traz, aliada a ações efetivas e gratuitas pelo SUS, colaboram com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, enfatiza.
Criado em 2019, o Paraná Rosa é uma iniciativa do Governo do Estado com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Em 2025, a campanha ocorre de setembro a dezembro, com atividades que envolvem diferentes órgãos estaduais e visam ampliar o acesso das mulheres aos serviços essenciais de saúde.
Confira a programação completa clicando aqui.
com informações da AEN