Terça-feira, 01 de Julho de 2025

Família resgata tradição de Natal com decoração em PG: “A recompensa é ver a alegria das pessoas”

2022-11-18 às 16:29

A casa de Anna e Jackson Gorte já se tornou um ‘ponto turístico’ tradicional no Natal ponta-grossense. Todos os anos o casal realiza uma decoração natalina no jardim, rica em detalhes, com direito a luzes e os mais variados enfeites, que atrai moradores de vários bairros da cidade e encanta desde bebês até idosos.

Anna conta que ela e o marido sempre gostaram de visitar as casas decoradas pela cidade, porém, com o passar do tempo, o número de residências enfeitadas foi diminuindo, o que motivou a decoração já no primeiro ano após a construção do imóvel do casal. “Todo ano procuramos novidades pra embelezar nosso jardim. Muitas vezes escuto pessoas falando que só faz decoração quem tem dinheiro. Mas não é assim. Começamos com uma cascata de luz. Cada ano investimos um pouco, e hoje temos essa decoração”, comenta.

Toda a ornamentação é realizada pelo próprio casal, que geralmente inicia a montagem logo na primeira semana de novembro. “Eu sinto que esse espírito natalino está sumindo. As pessoas não querem mais perder seu tempo pra fazer algo pelo outro”, pontua. “Algum tempo atrás a Prefeitura fez um concurso e teve mais de 11 casas decoradas. Ano seguinte não teve concurso, acho que teve 3 ou 4 casas. Premiação é bom, claro, mas não deveria ser o único objetivo. E olhando por esse ângulo, acho que associação comercial, prefeitura, empresas grandes, deveriam se unir e arrecadar recursos ou produtos para realizar concurso novamente. Com certeza a cidade ficaria muito mais bonita”, comenta.

Visitação

O casal deixa os portões de casa abertos para que as pessoas possam apreciar a decoração de pertinho. Anna lembra que tudo começou quando ela convidou um pai e o filho para entrar. “O menino estava numa cadeira de rodas. Perguntei se ele queria entrar pra ver de perto e os dois aceitaram na hora. Enquanto eles estavam lá, conversando com a gente, começou a chegar mais pessoas e, como o portão estava aberto, entraram também. Dali em diante a casa fica aberta pra visitação”, relembra.

Ela ainda completa. “Nunca mais vi esse menino. Se tivesse a oportunidade, gostaria de agradecer essa família. Foi assim que começou toda essa magia”, diz Anna.

Recompensa

Além de manter vivo o espírito natalino, a recompensa de todo o empenho na decoração é “ver a alegria das pessoas”, afirma a proprietária da residência, que já recebeu mais de 200 visitantes em uma única noite. “Eu sinto a alegria das pessoas quando elas vêm agradecer a nossa dedicação”, diz. “É muito boa essa relação que criamos com as pessoas. Elas ficam esperando a época do Natal pra ver toda essa magia”, conclui.


Endereço 

Para quem deseja ver de perto a decoração natalina da casa de Anna e Jackson, o endereço é Rua Antônio Vieira, 574 – bairro Órfãs, Ponta Grossa.