Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Heloísa Périssé traz a peça ‘A Iluminada’ para a abertura do 52º Fenata

2024-11-05 às 11:02
Fotos: Guga Melgar

A atriz Heloísa Périssé traz ao palco do Cine-Teatro Ópera a experiência de quatro décadas de trabalho em uma carreira diversa na televisão e no teatro para a abertura do 52º Festival Nacional de Teatro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em 07 de novembro, Périssé apresenta a peça ‘A Iluminada’, na cerimônia de abertura.

Durante a peça, a atriz se transforma em Tia Doro, a ‘iluminada’, em um monólogo que remete às palestras no estilo ted talks, criando um espetáculo recheado de muito humor e reflexões, com histórias de superação pessoal e evolução espiritual vividas pela personagem. Após sua estreia em 2021, ‘A Iluminada’ lotou casas ao redor do Brasil e Portugal e foi indicada ao prêmio Fita 2024, na categoria Melhor Atriz. Périssé destaca a alegria em participar, pela primeira vez, do Fenata: “Entendo que o artista tem que ir onde o povo está. E eu fico muito feliz em levar minha arte em todo ato cultural que o Brasil promove”.

Criada por Périssé, inspirada por eventos pessoais, sob direção de Mauro Frias, a comédia e sua protagonista abordam de forma bem-humorada a superação de medos e a coragem para enfrentar os desafios da vida. A atriz destaca a boa recepção do público, que, em suas palavras ‘se entrega’ para a personagem. “A tendência do ser humano é desconfiar quando vê algo novo. Mas eu já faço a peça há três anos, não posso pisar no freio. Aí quando piso no acelerador, as pessoas percebem o tom da Iluminada e a brincadeira por trás da peça, elas acabam se entregando à Tia Doro”, brinca.

A atriz reconhece o papel transformador do teatro para a vida das pessoas, que deve ser acompanhado pela responsabilidade dos atores em abordar determinados assuntos. “Eu me sinto como se fosse pilota de um avião, conduzindo aquelas pessoas na plateia. Aquilo que eu apresento existe para transformar todos os presentes, e em um trabalho que aborda temas considerados tabus, a responsabilidade de abordá-los de forma acessível é muito grande”, afirma.

Ao visitar histórias pessoais de superação por meio da arte, Périssé cria a oportunidade para o público ‘abraçar as próprias sombras’, afim de desenvolver a empatia para reconhecer a necessidade de acolhimento que todos possuem. A atriz enxerga na comédia a melhor forma de abordar determinados temas, ao fazer menção à frase “O humor entra onde coisa alguma consegue entrar”, do saudoso humorista Chico Anysio. Para ela, “é libertador tratar de temas sérios com a leveza que o humor proporciona. Eu busco um trabalho que transporte o público para um lugar de diversão e reflexão”.

Com classificação indicativa livre e duração de setenta minutos, ‘A Iluminada’ abre a 52ª edição do Festival Nacional de Teatro, na noite de 7 de novembro, quinta-feira, às 20h. Os ingressos para a apresentação já estão à venda e podem ser adquiridos de forma on-line.

O 52º Fenata é realizado pela UEPG, pela FAUEPG e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Sanepar, GMAD, Itaipu Binacional e Belgotex do Brasil. Apoiam o evento a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa e Sesc Paraná. A promoção é da RPC e a produção da Estratégia Projetos Criativos.

da assessoria