O Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Ulokelu abre inscrições para interessados em desenvolver roteiros e receber tutorias sobre curtas, longas- metragens e séries em Ponta Grossa. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 09 de fevereiro. As informações completas de inscrição estão disponíveis no site do projeto https://www.ulokelucinema.com.br.
Nesta edição, o foco está na área de roteiros, oferecendo tutorias e masterclasses conduzidas por roteiristas paranaenses. Os encontros serão realizados em formato híbrido, com atividades online e presenciais.
O projeto está aberto para apoiar doze participantes. Caso haja mais inscritos, a seleção será feita com base em critérios de gênero, etnia, raça e classe social, com o objetivo de pluralizar pessoas e histórias.
Os participantes irão receber uma ajuda de custo de R$ 300, dividida em parcelas, pagas durante as masterclasses. O valor visa apoiar os custos de transporte e alimentação, garantindo a permanência dos participantes no projeto.
O Ulokelu se orienta por uma reflexão central: “Que histórias ainda precisam ser contadas em Ponta Grossa?”. O objetivo é dar visibilidade a grupos marginalizados nas narrativas da região. A proposta é uma extensão das Oficinas Ulokelu, que já realizaram duas edições na cidade, promovendo o intercâmbio entre artistas locais e profissionais nas áreas como produção, documentário, som, direção, fotografia, roteiro, narrativas interativas e elaboração de projetos.
Programação de masterclasses
Serão realizadas cinco masterclasses com roteiristas paranaenses: William Biagioli, Henrique Santos, Jessica Candal, Cássio Kelm e Jade Azevedo. As masterclasses vão trabalhar o desenvolvimento dos roteiros abordando temas como estrutura, a escrita de cena, diálogos, o panorama de produção cinematográfica no Paraná, produção criativa e pitch de projetos, que visa a compreensão de como vender uma ideia, negócio ou projeto.
Todas as masterclasses contarão com interpretação em Libras, e caso necessário as tutorias também. Os encontros presenciais serão realizados no Sesc Estação Saudades. O espaço é dedicado ao desenvolvimento de atividades e projetos culturais da comunidade. Os encontros online serão realizados por plataforma de vídeo.
Equipe técnica
A equipe do Núcleo Ulokelu é composta por Jade Azevedo, produtora executiva, Fernanda Burgath, coordenadora pedagógica junto com o Cássio Kelm, que também é tutor dos projetos. O trio já colaborou nas edições anteriores do Ulokelu.
Cássio Kelm é cineasta premiado internacionalmente e natural de Ponta Grossa, tem experiência em projetos cinematográficos da região. Ele foi vencedor do primeiro concurso de documentários Paraílio Cunha, em 2012, e foi jurado do primeiro Festival Cine dos Campos, que aconteceu em 2022, em Ponta Grossa.
Fernanda Burgath também é de Ponta Grossa, atua em projetos audiovisuais e de escrita criativa. Já participou do Núcleo de Belas Artes na Pensilvânia (EUA), e tem experiência com ações de literatura com imigrantes, e eventos de gênero, como rodas de conversa com mulheres. Cássio e Fernanda trabalham em núcleos de dramaturgia para desenvolver o formato do projeto.
Jade Azevedo conta com experiências em laboratórios de roteiro e produção cinematográfica, contribui como produtora criativa do projeto Ulokelu. Toda a equipe tem produções voltadas para grupos sociais minoritários e vulneráveis.
Atividades na cidade
O Núcleo Ulokelu também irá promover a exibição do filme Mães do Derick, dirigido por Cássio Kelm. O filme trabalha com temas como maternidade, direito à moradia, música, relacionamentos LGBTQIAPN+ e violência contra mulher. A sessão será seguida por um bate-papo mediado por Fernanda Burgath, na Ocupação Ericson Duarte. A exibição será realizada com apoio e participação do Alô Mulheres, projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenado por Karina Jan Woitowicz.
Mais informações sobre o projeto e inscrições podem ser encontradas no perfil do projeto no Instagram: @ulokelu_cinema ou no site https://www.ulokelucinema.com.br.
da assessoria