A professora Gizele Iank Leite, do Conservatório de Música Maestro Paulino, da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a sua nova coleção de livros intitulada “A Criança Artista”. A obra, dividida em três volumes, tem como objetivo aproximar as crianças pequenas, a partir dos três anos, da leitura e notação musical, um aspecto frequentemente negligenciado na formação de jovens músicos em muitos locais.
O primeiro volume inicia com a introdução das notas musicais por meio de figuras conhecidas pelas crianças, que são dispostas nos mesmos locais da notação tradicional. O segundo volume faz a transição dessas figuras para as notas nas claves de sol e fá, enquanto o terceiro é composto por várias músicas infantis, acompanhadas de arranjos simples, permitindo que os pequenos toquem e explorem a música de maneira acessível.
“A ideia deste material começou quando iniciei meu trabalho com a musicalização infantil. Em seguida, trabalhei com musicoterapia e, então, percebi a importância do desenvolvimento musical para o público que eu atendia”, explica Gizele. “Após diversas tentativas de utilizar outros materiais, reconheci a necessidade de criar algo didático, que se encaixasse na minha realidade de trabalho”, finaliza.
A professora expressa sua satisfação ao compartilhar seu conhecimento: “Hoje me sinto muito feliz por, além de me especializar cada vez mais, não guardar o conhecimento só para mim, mas também poder contribuir de forma direta com a educação musical.”
Gizele enfatiza seu compromisso com a inclusão, afirmando que suas pesquisas sempre foram sobre inclusão, o que a levou a optar por disponibilizar o e-book, a fim de alcançar um maior número de crianças, pais e profissionais da área.
A coleção “A Criança Artista” é uma valiosa contribuição para a educação musical e promete impactar positivamente a formação musical de crianças em todo o município.
da assessoria