Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Respeito aos animais e à natureza é a narrativa que envolve obra ‘História de Passarinho’, do Instituto Pegaí

2022-11-11 às 15:10
Foto: Peterson Strack

Título de autoria de Jacqueline de Mattos está disponível nas estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis

Mais uma história surpreendente acaba de chegar às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis. O livro “História de Passarinho”, da escritora Jacqueline de Mattos, já está disponível para leitura. Os seis mil exemplares chegam para integrar o acervo do Pegaí, que já soma mais de meio milhão de livros disponibilizados para o público.

Comovente e tocante, o livro infantil narra a história do menino Leleco e a sua relação com uma turma de amigos e com os animais, mais precisamente com os passarinhos. Alternando momentos de aventura com melancolia, o livro traz uma belíssima reflexão sobre a importância de respeitar a natureza e os animais. Para escrever a história a autora buscou inspiração em suas memórias afetivas. “Meu pai me contou essa história por diversas vezes e em momentos diferentes da vida. Foi um fato que marcou demais para ele vivenciar o adeus a um passarinho. O tempo passou e senti o desejo de publicar essa recordação que ficou guardada em meu coração”.

Amante das artes, tendo a literatura infantil como predileção, a autora que é também professora tem oito livros publicados. Entre uma aula e outra foi que despontou o desejo pela escrita voltada para as crianças. “O desejo de começar a escrever veio do contato intenso com os livros de literatura infantil. Sempre gostei de contar histórias para os meus alunos, as narrativas e ilustrações sempre me encantavam. Foi uma surpresa linda e emocionante ao me deparar com meu primeiro livro. Tive também a sorte de receber excelentes influências e formadores no campo da literatura, o que gera inspiração e imaginação”, relata.

Com elementos extremamente visuais, “História de Passarinho” é ilustrado pelo artista Oscar Reinstein. Nas páginas do livro, Reinstein abusa das cores que por vezes contrastam com algumas provocações imprescindíveis da história.  “Nossa parceria foi fantástica, dialogada e de muita troca. Sou suspeita demais para falar desse profissional incrível, pois é um artista completo, criativo e seu traço de ilustrações é muito original”, revela Mattos.

Para viabilizar a impressão dos exemplares da Fantástica Fábrica de Livros, o Pegaí contou com o patrocínio da BV Agro, Espaço Domein Gastronomia e Maco Brindes. Outra parceria importante são as doações dos papéis utilizados na impressão feitas pelas empresas BO Paper Brasil Indústria de Papel, que cede o papel usado no miolo dos livros e a Papirus Indústria de Papel, que doa o papelcartão utilizado na capa dos exemplares. Também foram utilizados recursos oriundos do Programa Nota Paraná, por meio dos cupons fiscais doados por pessoas físicas para a campanha ‘Transforme seu cupom sem CPF em Leitura”. “Projetos como o do Instituto Pegaí Leitura Grátis beneficia um grupo imenso de pessoas e oferece obras de qualidade para uma leitura interessante que inunda nossa imaginação. Leitura é simplesmente essencial em nossas vidas”, destaca a autora.

“História de Passarinho” está disponível nas 69 estantes do Pegaí e no projeto Alimentando Mentes.

da assessoria