Na tarde desta quinta-feira (19), a Unimed informou algumas diretrizes que irá seguir no Hospital Geral por conta do coronavírus.
Confira abaixo:
BOLETIM OFICIAL – UNIMED PG/HGU – 19/03/2020
Cirurgias agendadas
O HGU suspendeu o agendamento de cirurgias eletivas. Os procedimentos agendados a partir da próxima segunda-feira (23/03) serão, temporariamente, cancelados.
Os procedimentos de urgência e emergência continuarão sendo realizados. Os beneficiários que tinham cirurgias agendadas nesse período, poderão revalidar as guias de autorização após a retomada dos agendamentos, que será comunicado assim que a situação for normalizada.
A decisão tem caráter de contingência e foi tomada a partir da recomendação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aos hospitais privados, “a fim de liberar leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, bem como evitar que pessoas sem sinais e sintomas gripais frequentem unidades de saúde e possam vir a se contaminar”.
Desde o anúncio dos primeiros casos suspeitos de Covid-19 em Ponta Grossa, o HGU tem trabalhado em um plano de contingência, com uma área e uma equipe exclusivas para os pacientes com sintomas gripais. Também está sendo finalizada uma estrutura externa para quando houver o aumento na demanda de atendimentos. Além disso, o hospital tem revisado, diariamente, protocolos, políticas e diretrizes com o objetivo de minimizar riscos para pacientes e profissionais de saúde.
Laboratório e centro de imagem
O Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), a partir de segunda (23), irá suspender todos os exames de imagem agendados e irá realizar somente os atendimentos de urgência e dos pacientes internados.
As unidades do Laboratório Unimed irão permanecer com atendimento normal. A orientação é que os pacientes retirem os resultados de forma online, verifiquem a possibilidade de fazer exames fora dos horários de pico (exames que não necessitam de jejum) e optem pelo posto de coleta mais próximo de casa, para evitar aglomeração na unidade matriz (em frente ao HGU).
Mudança nos horários de visita
Também foram suspensas todas as visitas a pacientes internados. A permanência de acompanhantes também está suspensa, exceto para idosos e crianças internados e na maternidade.
Atendimento presencial Unimed Central e postos
A partir desta sexta-feira (20), a cooperativa irá adotar o horário reduzido, das 10h às 15h, para atendimento presencial.
A medida irá valer para a Unimed Central e todos os Postos de Atendimento: Ponta Grossa, Arapoti, Jaguarariaíva, Castro (liberação de guias) e Telêmaco Borba.
A cooperativa também está disponibilizando formas alternativas de atendimento para os beneficiários, que podem utilizar o aplicativo gratuito para solicitar liberação de guias, acessar a carteirinha virtual e o guia médico e atualizar dados cadastrais. Os clientes podem baixar o app no endereço: https://appunimed.com/beneficiario.
Para facilitar o acesso às informações e atualizações, a Unimed Ponta Grossa criou um site que concentra o que o beneficiário precisa fazer diante da pandemia, além de orientações de como ele deve se relacionar com a Unimed Ponta Grossa nesse momento: http://www.unimedpg.com.br/coronavirus.
Eventos
A área de Atenção à Saúde da cooperativa médica cancelou o Curso de Gestantes, que aconteceria em 23 e 25 de março; a palestra Vida Leve, que seria realizada em 26 de março; e o Encontro de Cuidadores, agendado para abril.
Quando buscar o Pronto Atendimento
O Hospital Geral Unimed está seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O paciente deve ir até a unidade de urgência e emergência (Pronto Atendimento) somente quando apresentar sinais e sintomas agravados do quadro gripal, dificuldade para respirar ou febre acima de 37,8℃.
Nos casos de sintomas respiratórios leves, como coriza, congestão nasal, dor no corpo ou febre inferior a 37,8℃, a recomendação é para que, se possível, o indivíduo permaneça em casa, ou procure o médico de confiança.
Informações: Assessoria de Imprensa/Imagem: Divulgação