Frequentemente Ponta Grossa é destaque nos noticiários, não apenas pelas suas belezas naturais e conquistas, mas também por conta das coisas inusitadas e curiosas que acontecem na cidade. Aproveitando essas peculiaridades, algumas páginas vêm chamando a atenção no Facebook com postagens divertidas que mostram o jeito de ser do ponta-grossense.
A página Em PG é Assim foi criada em 2012 pelo publicitário Richard Eidam. “A ideia de criar uma página voltada para Ponta Grossa surgiu com a percepção, por meio das manchetes de jornais, de que Ponta Grossa não é uma cidade ‘normal’, sendo inclusive chamada por alguns de ‘Rússia brasileira’. A única cidade onde tudo por acontecer. Quando eu digo tudo, é tudo mesmo”, brinca.
As postagens seguem a identidade visual da página, e 80% delas são fruto da criatividade dos moderadores. A outra parte é composta por sugestões dos seguidores. “Diariamente recebemos fotos, flagras e até noticias polêmicas, mas temos que filtrar para não perder o foco. Essa padronização é responsável por transmitir uma unidade entre as postagens e evidenciar profissionalismo”, explica.
De acordo com Richard, a próxima meta é passar de 300 mil seguidores e profissionalizar ainda mais o trabalho. “A página vem numa crescente, e já é considerada a maior página de entretenimento de Ponta Grossa e uma das maiores dos Campos Gerais”, comemora.
Entre os planos do administrador, está a criação do site Em PG é Assim, que primeiramente será em formato de blog. Nele será possível acompanhar curiosidades, pesquisar lugares para comer e para se divertir, e até ler mais sobre pontos turísticos de Ponta Grossa. “Queremos valorizar mais a cultura e divulgar as belezas de Ponta Grossa”, adianta.
Ele revela ainda que, em breve, a página também contará com uma linha completa de produtos exclusivos, sempre valorizando o jeito de ser do ponta-grossense.
A página Ponta Grossa do Alto foi criada em junho de 2018 pelo fotógrafo Carlos Eduardo Pereira com o objetivo de ser um guia turístico e comercial de Ponta Grossa. As postagens usam fotografias em 360° e imagens aéreas para valorizar os bairros e as belezas da cidade. “A surpresa foi perceber que ainda não existia nenhuma iniciativa assim no Brasil, sendo Ponta Grossa pioneira nesse tipo de projeto”, comenta o fotógrafo.
Na visão dele, a página se destaca por mostrar detalhes da cidade de ângulos diferentes. “Somos constantemente bombardeados nas redes sociais por notícias tristes e acontecimentos desagradáveis. Uma página que se importa em mostrar coisas positivas e um lado bonito da cidade gera um diferencial”, opina.
O administrador ressalta que a página mostra a cidade como um todo, desde os bairros até os pontos turísticos. “Captamos as imagens, tratamos para que elas fiquem em formato 360°, e depois vamos publicando para que todas as regiões sejam mostradas”, detalha.
Carlos Eduardo trabalha agora na ampliação do projeto com o site Paraná do Alto, por meio do qual planeja levar o mesmo conceito de guia fotográfico em 360° para as cidades mais importantes do estado. A ideia é colocar no site fotos internas de estabelecimentos comerciais voltados ao turismo, como, por exemplo, hotéis e restaurantes, para que o visitante possa ver, pela imagem aérea, onde se encontra o empreendimento e navegar por dentro com as imagens terrestres. “O site já está no ar e conta com fotografias de 12 cidades, mas logo vamos ampliar para 18”, relata.
A página Acorda PG foi criada em 2017 para abordar o dia a dia em Ponta Grossa de forma divertida. “A ideia era criar uma página em que as pessoas pudessem interagir com as diversas situações engraçadas que acontecem no cotidiano princesino, as gírias, o nosso jeito de falar e os nossos hábitos incomuns”, conta Fabio Lüder, administrador da página.
As postagens são selecionadas por meio de reuniões entre os administradores. “O diferencial da página Acorda PG é seguir as tendências do cotidiano de uma forma que possa levar alegria e humor a todos, seja por meio de parcerias ou de criações próprias”, explica.
De acordo com Lüder, as primeiras postagens da Acorda PG que se destacaram foram as de reconhecimento a pessoas que fizeram história no município. “Nós contamos a história do seu Mário, motorista de ônibus da VCG [Viação Campos Gerais] que trabalhava na linha do Santa Mônica. Ele tinha uma maneira única de tratar os passageiros e de demonstrar amor e carinho pelo que fazia. Outra postagem marcante foi a de um senhor que vendia bolo de polvilho nas ruas de Ponta Grossa entre os anos 80 e 90”, exemplifica.
“De modo geral, as postagens que mais chamam a atenção são as que têm humor e se referem à cidade”, completa.
O Blog Feicebuque foi criado em 2012 pelo publicitário Robson Netto. O ideia para o nome surgiu da dificuldade de muitos internautas em escrever o nome da rede social Facebook. “Na época, havia lido uma pesquisa sobre como o brasileiro pesquisava por Facebook no Google, e havia vários tipos: faicebuque, feicebuk, feice, faicebuque… e feicebuque. Vi ali uma oportunidade de criar um blog e aparecer na pesquisa para essas pessoas. O que eu não contava era que depois o Google corrigiria as pesquisas e direcionaria as pessoas para o site certo”, conta Robson.
As primeiras postagens eram sátiras ao comportamento das pessoas nas redes sociais, posts “sem noção” ou vendas de produtos bizarros. “Então percebi que muita coisa era característica de Ponta Grossa”, lembra. A parti daí, os conteúdos ficaram cada vez mais voltados para as peculiaridades da cidade. “O ponta-grossense é orgulhoso, das coisas boas e também das bizarras. A gente pode até ter odiado o Cocozão, mas é interessante pensar que ficou famoso no mundo todo e que é algo só nosso”, exemplifica.
De acordo com Robson, a maioria dos posts é colaborativa. Ele conta com a ajuda dos seguidores para criar listas de fatos e narrativas. “Acredito que, por ser um blog e o material passar por essa curadoria, o conteúdo tem mais credibilidade e se torna atemporal”, destaca. No futuro, Robson espera continuar contando as histórias inusitadas que os ponta-grossenses vivem por aí. Ele afirma que não tem a intenção de ganhar dinheiro com isso, mas que conta com parcerias para manter o blog ativo.
Por Michelle de Geus | Foto: Agência Estadual de Notícias