Na segunda semana deste mês de março, foram concluídas as instalações de cinco novos totens de monitoramento em Ponta Grossa. Os aparatos de segurança são equipados com câmeras de vídeo de alta resolução, luzes e alto-falantes. Mas, entre todos os totens, o equipamento instalado no Calçadão da Coronel Claudio chama a atenção de quem passa pelo local por ter um botão de pânico instalado. Muitas pessoas se perguntam qual seria a função do dispositivo e o que aconteceria ao pressioná-lo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Guarda Municipal, qualquer cidadão que passar por uma situação criminosa nas imediações do aparelho, como um assalto, por exemplo, pode acionar o botão. O acionamento fará uma conexão direta com a central da Guarda Municipal e um agente conversará com o solicitante por meio de um microfone instalado acima do botão, além de ter a imagem em vídeo da possível vítima. Com o recurso, equipes da GM podem ser deslocadas imediatamente para o local, com todas as informações necessárias para atender à situação.
TROTE
Até o momento, não houve acionamentos do dispositivo. A assessoria relembra que, em casos de “trote”, a pessoa será identificada pelas câmeras do totem e então procurada pela GM. “A orientação é que a população acione o botão apenas quando for necessário”, alerta Josué Teixeira, assessor de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa.
REFORÇO
Segundo pronunciamento do Secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, em nota, a inclusão dos totens no sistema de monitoramento deverá proporcionar um grande reforço na segurança da cidade, “uma vez que permitem não só o monitoramento dos locais onde estão instalados pelos nossos agentes, mas também possuem tecnologia embarcada para leitura de placas, sendo capazes de auxiliar na identificação e localização de veículos roubados”.
Por Gabriel Ramos de Lima | Foto: Divulgação