há 2 horas
Amanda Martins

Centenas de idosos lotaram o ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nesta quinta-feira (4) para participar do 1º Encontro Municipal da Pessoa Idosa, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). O evento reuniu frequentadores dos Centros de Atividades para Idosos (CATIs) das regionais Santa Felicidade, Boqueirão, Matriz, Boa Vista e Portão, onde são ofertadas atividades como dança, canto, artesanato e exercícios voltados ao envelhecimento saudável.
O prefeito Eduardo Pimentel participou da abertura ao lado da secretária de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, e do reitor da PUCPR, Irmão Rogério Renato Mateucci. Durante o encontro, Pimentel anunciou a criação dos novos Espaços Conviver, que substituirão os antigos CATIs. Os centros serão modernizados, reformados e ampliados para atender todo o público 60+, independentemente da renda. Atualmente, Curitiba conta com cinco unidades, e uma sexta será implantada na Regional Bairro Novo, no espaço onde funcionava o Parque Tecnológico do bairro.
“Em breve, teremos novas iniciativas no Bairro Novo, no antigo Parque Tecnológico. O projeto beneficiará toda a comunidade, trazendo mais qualidade de vida e equidade. A reforma já está em andamento”, afirmou o prefeito. Ele destacou ainda que a gestão municipal tem priorizado políticas públicas para garantir convivência, lazer e atividades físicas à população idosa.
A programação do encontro foi marcada por apresentações culturais, como canto coral e dança cigana, além de uma palestra da educadora física Graziella Maria Gusso Machado sobre lazer, convivência social e longevidade. Representantes dos Cartórios de Notas do Paraná prestaram atendimento gratuito, esclarecendo dúvidas sobre curatela, testamentos e outras medidas legais. O evento foi encerrado com um animado baile comandado pelo grupo Seresta Viva, da PUCPR.
Frequentadora do Cati Boa Vista, a aposentada Tereza da Luz Miranda Mayer celebrou o encontro e confirmou presença nas atividades de 2026. “Enquanto tiver condições e saúde, continuarei indo. Gosto muito de conviver com minhas amigas e participar das aulas todas as segunda e terças-feiras. Ano que vem tem mais”, afirmou.
Curitiba integra a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e vem ampliando ações diante do rápido crescimento da população acima de 60 anos. Projeções indicam que, até 2030, cerca de 435 mil moradores terão mais de 60 anos, aproximadamente 20% da população.
Durante o evento, o prefeito entregou ao reitor da PUCPR o certificado que oficializa a instituição como membro do Comitê Gestor da Cidade Amiga da Pessoa Idosa, instalado há dois meses. Também participaram o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior, o presidente da Câmara Municipal, Tiko Kuzma, o administrador regional do Cajuru, Agostinho Creplive Filho, pró-reitores e autoridades municipais.