há 2 horas
Edilson Kernicki

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lidera o ranking AtlasIntel entre os prefeitos de capitais do Sul do Brasil com maior aprovação em 2025. A pesquisa ouviu 82.781 adultos, moradores de capitais brasileiras, entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 1% a 5%, conforme o tamanho do estado.
Considerando todas as capitais do país, Eduardo Campos figura entre os 10 mais bem avaliados e é o único da região Sul. Com 64% de aprovação, ele aparece em 6ª posição, com a mesma porcentagem dos prefeitos João Campos (Recife/PE) - 5º lugar - e Arthur Henrique (Boa Vista/RO) - 7º lugar. Eduardo Braide, prefeito de São Luís (MA), figura em 1º na lista, com 82% de aprovação em 2025.
O índice de aprovação de Pimentel é maior, inclusive, que de outro Eduardo: o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu 59% de aprovação e é o único do Sudeste entre os 10. A porcentagem é a mesma de Eduardo Siqueira, prefeito da capital do Tocantins, Palmas.
Maior aprovação por região
SUL - Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba (PR), recebeu 64% de aprovação em seu primeiro ano de mandato. O prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto, caiu três posições em relação à última lista e aparece em 13º, com 51% de aprovação. Sebastião Melo, de Porto Alegre (RS), caiu oito posições e surge em 23º, com 38% de aprovação e 57% de desaprovação.
SUDESTE - Eduardo Paes, do Rio de Janeiro (RJ), tem 59% de aprovação e se manteve estável em relação à pesquisa anterior. Ricardo Nunes, de São Paulo (SP), está em 21º possui 50% de desaprovação e 40% de aprovação - outros 10% não souberam responder. Álvaro Damião, de Belo Horizonte (MG), possui uma das piores avaliações e aparece em 24º lugar. Lorenzo Pazolini, de Vitória (ES), recebeu 47% de aprovação e é o 16º mais bem avaliado.
CENTRO-OESTE - O mais bem avaliado entre os prefeitos das capitais da região Centro-Oeste é Abílio Brunini, de Cuiabá (MT), com 54%. Também é do Centro-Oeste a pior avaliação do país: Adriane Lopes, de Campo Grande (MS), possui apenas 14% de aprovação e teve 79% de desaprovação. Sandro Mabel, de Goiânia (GO), possui 38% de aprovação (22º lugar).
NORTE - Dr. Furlan, de Macapá (AP), é o de maior aprovação no Norte e a segunda maior entre capitais brasileiras (78%). Léo Moraes, de Porto Velho (RO), é o terceiro mais bem avaliado entre as capitais do país - 75%. Arthur Henrique - Boa Vista (RR): 64%. Eduardo Siqueira - Palmas (TO): 59%. Igor Normando - Belém (PA): 42%. Tião Bocalom - Rio Branco (AC): 42%. David Almeida - Manaus (AM), tem a segunda menor aprovação entre prefeitos de capitais: 23%.
NORDESTE - Eduardo Braide - São Luís (MA) é o mais aprovado do Nordeste e do Brasil: 82%. JHC - Maceió (AL): 73%. João Campos - Recife (PE): 64%. Bruno Reis - Salvador (BA): 56%. Evandro Leitão - Fortaleza (CE): 52%. Emília Corrêa - Aracaju (SE): 49%. Sílvio Mendes - Teresina (PI): 48%. Cícero Lucena - João Pessoa (PB): 42%. Paulinho Freire - Natal (RN): 41%.
Confira todos os dados do ranking aqui.