Ao todo, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (3), já foram destinados R$ 10,3 milhões em pagamentos para mais de 28 mil empresas – são 34 mil cadastradas, mas algumas ainda não solicitaram os recursos.
“A manutenção das empresas é importante para preservar a questão da geração de emprego e renda e de sua produção, e entendemos que isso pode ser muito importante para a própria saúde financeira de cada estabelecimento beneficiado. Apesar do valor não ser muito alto, ele tem um componente essencial de ajuda neste momento de incertezas”, esclareceu o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.
Um dos exemplos é a microempresária Cinthia Mara Pinheiro, de Curitiba, que sentiu o peso do momento como dona do próprio negócio. “Tenho um café desde 2019, um ano que foi muito bom com relação ao retorno financeiro. Estávamos indo bem e até cogitávamos contratar novos funcionários, mas aí veio a pandemia e precisei fechar por um período e mesmo com o retorno das atividades o movimento ainda não voltou a ser o mesmo”, disse.
“O auxílio emergencial veio em uma boa hora e ajuda no atual momento”, acrescentou Cinthia.
Para José Carlos de Andrade Filho, sócio proprietário da Gebon Sorvetes, em Curitiba e Litoral, houve muitas dificuldades para manter o negócio aberto durante as duas ondas da pandemia. “Não tínhamos expectativa alguma e muito menos como segurar funcionários nas nossas lojas e por isso tivemos que demitir praticamente todos, era isso ou fechávamos as portas”, afirmou.
“Com a chegada do auxílio conseguimos nos organizar um pouco mais financeiramente. Com as economias todas empenhadas para manter o negócio aberto, qualquer valor que entrasse já ajudaria a pagar uma luz, uma água, uma internet e foi esse o destino do auxílio aqui. Conseguimos pagar o essencial para manter o negócio funcionando”, esclareceu o empresário.
CADASTRO ATÉ DIA 10 – As empresas do Paraná que têm direito ao Auxílio Emergencial PR e ainda não se cadastraram para receber o benefício podem realizar o cadastro até no máximo dia 10 de agosto.
Não são todas as empresas de pequeno porte que poderão receber o benefício. Pessoas físicas não têm direito. Ao todo, 27 setores cadastrados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAES) serão atendidos.
Muitas empresas ainda não sabem que têm o direito. Para saber se tem direito ao benefício, a pessoa jurídica deve acessar o portal do benefício, no endereço www.auxilioemergencial.pr.gov.br, inserir seu CNPJ na tela inicial e clicar no botão “Consultar”. Se o CNPJ for um dos beneficiários, o portal redirecionará para uma plataforma, na qual deverá ser feito um cadastro com as informações solicitadas.
Os beneficiários já cadastrados devem todo o mês realizar a solicitação do resgate para ter acesso ao valor no final do mês.
QUEM PODE RECEBER – Estão aptas a receber o auxílio microempresas cadastradas no Simples Nacional, registradas até 31 de março de 2021 e com faturamento de até R$ 360 mil/ano. Elas receberão R$ 1.000,00 em quatro parcelas de R$ 250,00. Já as microempresas sem inscrição estadual e MEIs terão direito a R$ 500,00 em dois pagamentos mensais também de R$ 250,00. Pelo portal do auxílio emergencial é possível consultar o crédito financeiro e solicitar o resgate para a conta bancária.
APLICATIVO – O aplicativo Auxílio Emergencial PR, também destinado à consulta e ao resgaste do benefício, está disponível para download pelas lojas da Google Play e App Store. Em caso de dúvidas, os empresários podem ligar para o telefone 0800-642-6650 ou fazer contato pelo e-mail [email protected].
da AEN