Empresários e consumidores estão otimistas com o desempenho do varejo neste período que antecede o Dia dos Namorados, comemorado em de junho. A expectativa é de um aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) que ouviu 500 comerciantes e 1.000 consumidores nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.
De acordo com o levantamento, 58% dos comerciantes de Ponta Grossa têm a expectativa de vendas superiores ou iguais às registradas no ano passado. Já entre os consumidores ponta-grossenses consultados, 65% informaram que pretendem gastar mesmo valor ou mais do que ano passado.
Com relação aos presentes, os consumidores de Ponta Grossa apontam como preferência os itens roupas, perfumes/cosméticos, chocolates, flores e calçados.
A Pesquisa FACIAP/ACIPG foi realizada pela empresa Datacenso entre os dias 20 e 27 de maio. A margem de erro é de 3% para os consumidores e 4% para os comerciantes, considerando grau de confiança de 95%.
O objetivo desta pesquisa é detectar a impressão dos comerciantes e consumidores paranaenses neste cenário de pandemia, com protocolos e decretos do poder público limitando a atividade comercial. A pesquisa demonstrou que, considerando o atual cenário econômico, a expectativa geral dos comerciantes com as vendas é superior em relação a 2020 para 39% dos entrevistados. Os empresários mais otimistas são os de Cascavel, onde 67% dos entrevistados acreditam em vendas superiores às do ano passado. Depois, vem Londrina, com 49% dos empresários apostando também nas vendas maiores.
Onde comemorar
A pesquisa FACIAP/ACIPG mostra também que a maioria dos consumidores no Estado (80%) pretende comemorar a data em casa, uma minoria (13%) pretende ir a um restaurante. Para os demais, a comemoração será feita por meio de um telefonema, uma videochamada, em um hotel, motel ou numa viagem.
Entre os principais presentes que os consumidores pretendem comprar para o Dia dos Namorados estão: roupas, seguido de perfume/cosméticos, almoço/jantar, chocolates e flores. Analisando por gênero, o percentual de roupas é maior no feminino, e de flores e joias no masculino.
Empresários confiantes
O entusiasmo do empresário em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses aumentou 10 pontos e ficou em 135 pontos, numa escala que vai de 0 a 200. Em abril o Índice de Confiança do Comerciante era de 125 pontos, o que significa que os comerciantes continuam preocupados com a situação atual, mas com o passar dos dias estão mais confiantes.
Confira a pesquisa completa clicando aqui.
da Assessoria