A Receita Federal na 9ª Região Fiscal, que corresponde aos estados do Paraná e de Santa Catarina, apreendeu no primeiro quadrimestre deste ano um total de R$ 335,6 milhões em mercadorias contrabandeadas. O valor é 42,6% maior que o alcançado no mesmo período do ano passado quando as apreensões atingiram R$ 249,3 milhões.
Os principais itens apreendidos são os cigarros e os eletroeletrônicos, que correspondem a 40% e 12,5% do total apreendido, respectivamente. Os demais produtos apreendidos podem ser vistos no quadro abaixo:
As apreensões de mercadorias que aconteceram na 9ª Região Fiscal respondem por 36% do total de apreensões do Brasil, sendo que o estado do Paraná corresponde a 24% e Santa Catarina a 12% do total do Brasil.
As apreensões realizadas pela Receita Federal ocorrem em suas operações de vigilância e repressão, bem como pelas demais forças de segurança pública que atuam nos Estados. Também acontecem nas análises de importações e exportações submetidas ao despacho aduaneiro. O objetivo das ações é proteger a indústria nacional e evitar a concorrência desleal, além de impedir a entrada no país de produtos lesivos à sociedade.
Imagem: Portal Bem Paraná/Informações: Receita Federal.