Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Economia

Taxista do PR busca na Justiça prazo maior para pagar o financiamento do veículo

há 5 anos

Redação

Publicidade
Taxista do PR busca na Justiça prazo maior para pagar o financiamento do veículo

Um taxista que teve o trabalho e os rendimentos afetados pela pandemia da COVID-19 procurou a Justiça para prorrogar o pagamento de três parcelas do financiamento de seu veículo. Segundo informações do processo, ele entrou em contato com a instituição financeira após a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgar que, em razão da pandemia, os maiores bancos do país poderiam prorrogar as dívidas assumidas por seus clientes. No entanto, a instituição não ofereceu ao taxista nenhuma forma de prorrogação.

No 1º Grau de Jurisdição, o pedido de tutela antecipada não foi acolhido. Segundo a magistrada, “não há um dever das instituições bancárias em conceder esta moratória pretendida pelo autor. Trata-se de contrato firmado em livre iniciativa, em que devem ser consideradas situações de mercado muito mais complexas em âmbito nacional”.

Prorrogação para o final do contrato

Diante da decisão, o taxista recorreu ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), solicitando a prorrogação das parcelas de abril, maio e junho. Ao analisar o caso, o Desembargador relator (integrante da 9ª Câmara Cível do TJPR) acolheu o pedido urgente. De acordo com o magistrado, o momento excepcional justifica a intervenção do Poder Judiciário e a revisão do contrato para restabelecer o equilíbrio entre as partes. Assim, o pagamento das três parcelas deve ser prorrogado para o final do contrato, sem a incidência de multa, juros ou encargos. 

“Em virtude da pandemia decorrente da COVID-19, o país passa por crise econômico-financeira sem precedentes, que atinge a maioria da população, especialmente os trabalhadores autônomos, e afeta, inclusive, as relações contratuais privadas, uma vez que muitos contratantes não têm mais condições de cumprir com as obrigações assumidas na forma como foram pactuadas, mesmo porque não subsiste mais a realidade fática existente quando da celebração do contrato”, observou o Desembargador.

Acesse a decisão.

Informações e imagens: Tribunal de Justiça do Paraná Imagem: Freepik

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Polícia investiga morte de jovem após suposta queda de caminhonete em movimento no ParanáAdirlene Guerreiro, de 23 anos, foi levada em óbito ao hospital municipal de Sapopema
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Taxista do PR busca na Justiça prazo maior para pagar o financiamento do veículo | D'PontaNews