Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025

Humai e Caic-UEPG comemoram semana da criança com diversas atividades

2024-10-11 às 19:08
Foto: Larissa Godoy

O Dia das Crianças não poderia passar em branco no Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG). Para comemorar a data, a equipe organizou uma programação diferenciada para os pequenos pacientes com diversas atividades lúdicas para que todos saíssem um pouco da rotina.

De acordo com a diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, as ações foram pensadas para trazer leveza aos atendimentos e também as crianças que estão hospitalizadas. “São atividades de carinho e cuidado, através de brincadeiras, na oferta de um lanche especialmente elaborado e também na entrega de mimos. A Direção dos HU vibra junto com as equipes que aguardam ansiosas durante o ano esse período chegar, para colorir os espaços e transformar esse momento em um pouco de alegria”, destaca.

A Semana da Criança aconteceu no último sábado (05) com uma ação bem diferenciada. Membros de dois motoclubes de Ponta Grossa foram até o Humai para realizar atividades com as crianças. Inclusive, duas motos customizadas estavam disponíveis para que as crianças tirassem fotos.

Aline Cação Ribeiro é a responsável por um deles, o Lokas Motoclube, composto apenas por mulheres. Segundo ela, aqui na cidade o grupo se formou em junho deste ano, mas já é bem consolidado nacionalmente. “O nosso motoclube feminino é mais voltado para ações sociais e para fazer o bem”, garante.

Sobre o interesse em realizar a atividade no Humai, ela disse que pensaram em um lugar diferenciado, já que em escolas, por exemplo, sempre as professoras fazem algo. “Eles amaram as atividades, tirar fotos nas motos. Brincamos, pintamos e conversamos com eles porque, às vezes, só precisam de um pouco mais de atenção e também para sair da rotina”, finaliza.

Além dessa, outras atividades foram desenvolvidas ao longo desta semana. O Grupo de Capelania dos Campos Gerais (Grecca) realizou atividades com personagens e também visitaram os leitos. A equipe da Sueli Animação de Festa promoveu momentos de contação de histórias e realizou pintura facial nas crianças. Já alguns acadêmicos do curso de Odontologia da Unicesumar promoveram atividades recreativas e educativas sobre saúde bucal.

Por fim, talvez no momento mais esperado por todas as crianças, os pequenos pacientes do Humai receberam presentes pelo dia deles. E uma visita especial marcou esse momento: o mascote da UEPG, o gato Galileu, foi quem realizou a entrega. Diversos grupos contribuíram com a doação de brinquedos para o Hospital Materno-infantil para que esse momento fosse possível. Entre eles, o principal doador foi a Associação Amigos do HC que há alguns anos contribui com o Humai em diversas ações sociais e estruturais.

No Caic-UEPG, as crianças também participaram de atividades diferenciadas durante a semana

Outro espaço que compõe a Universidade Estadual de Ponta Grossa que comemorou a semana da criança foi o Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Caic) Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha. Durante a semana, a diretora Rosiane Machado da Silva comentou que as equipes programaram o dia do cabelo maluco, para as crianças irem fantasiadas também, além de diversas atividades lúdicas e piqueniques com lanches diferenciados todos os dias, pipoca e algodão doce.

“Comemorar o Dia da Criança é celebrar a infância. Nós, enquanto educadores, refletimos que a infância tem um impacto profundo no desenvolvimento do adulto. Todas as experiências vivenciadas na infância moldam e colaboram para formação da sua personalidade a capacidade de lidar com os desafios e as expectativas da vida”, destaca Rosali.

Ela disse ainda que uma frase do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, diz: “Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso”. Para Rosali, é nessa celebração que os adultos também devem refletir como manter viva a conexão com as crianças interiores de cada um. “O brincar é um direito da criança. Então a nossa escola prioriza que o processo de ensino aprendizagem também ocorra por meio de projetos e atividades lúdicas”, finaliza.

da assessoria