há 9 horas
Amanda Martins

A PRVias, concessionária do grupo Motiva, concluiu os estudos técnicos referentes ao Contorno Leste e encaminhou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) toda a documentação necessária para análise, cumprindo as etapas previstas no rito regulatório. Neste momento, além da avaliação do órgão federal, a empresa iniciou a apresentação do traçado proposto a representantes de entidades e do poder público da região.
O avanço do processo ocorre em meio a cobranças por maior transparência e participação social. Nesta semana, entidades representativas manifestaram publicamente preocupação com a falta de informações oficiais sobre o projeto e defenderam a ampliação do diálogo antes da definição final do traçado, por se tratar de uma obra considerada estratégica para o desenvolvimento de Ponta Grossa e dos Campos Gerais.
Após a validação do chamado Projeto Funcional pela ANTT, a PRVias deverá protocolar o Projeto Executivo, etapa que reúne todos os detalhamentos técnicos e elementos construtivos do novo segmento rodoviário. De acordo com a concessionária, a proposta tem como uma de suas principais diretrizes a preservação ambiental, mantendo o contorno fora dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, patrimônio histórico e importante destino de ecoturismo da região. O traçado também busca evitar intervenções na Fazenda Pitangui, área de reconhecida relevância arqueológica.
Outro ponto considerado no planejamento é a necessidade de reduzir ao máximo os impactos sobre a grande quantidade de cursos d’água existentes na localidade. Além disso, os estudos levaram em conta restrições relacionadas a áreas ocupadas por indústrias já instaladas, grandes complexos industriais em fase de implantação e a fazenda-escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Segundo a PRVias, diferentes alternativas de traçado foram analisadas por meio de estudos técnicos detalhados, com o objetivo de definir a opção mais adequada. As avaliações seguiram critérios de qualidade, segurança viária, fluidez do tráfego, operação e sustentabilidade, conforme as normas e manuais vigentes, além das exigências previstas no contrato de concessão.