Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Educação

Parceiro da Escola: Definidas empresas responsáveis pela administração de 13 colégios estaduais

A sessão, nesta sexta-feira (16), ocorreu de forma on-line com as empresas que se credenciaram. Iniciativa é adotada em cinco colégios de PG

há 2 horas

AEN, editado por Edilson Kernicki

Parceiro da Escola: Definidas empresas responsáveis pela administração de 13 colégios estaduais
Foto: Gabriel Rosa/AEN

Estão definidas as empresas responsáveis pela administração dos colégios estaduais que passaram a integrar o Programa Parceiro da Escola, no final de 2025. Essas instituições serão responsáveis por serviços como manutenção e reparo da infraestrutura, serviços administrativos e a gestão de terceirizados da limpeza e segurança.

A sessão, nesta sexta-feira (16), ocorreu de forma on-line com as empresas que se credenciaram conforme as regras do Edital de Chamamento Público nº 17/2024. As instituições habilitadas foram classificadas pela Secretaria de Educação do Paraná de acordo com a pontuação, que leva em conta indicadores a serem comprovados documentalmente dentro de três áreas: capacidade técnica, existência de unidades da empresa em funcionamento na região onde pretendem atuar como parceiros (estado, NRE ou município) e nível de adequação e formação docente.  

O procedimento resultou na seguinte divisão: O Grupo Apogeu será responsável por quatro estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Victor do Amaral e CE Homero Baptista de Barros, em Curitiba; CE Gildo Aluísio Schuck, em Laranjeiras do Sul, e o CE Carneiro, em Roncador. A Impulso absorveu a administração de: CE Bandeirantes, em Campina Grande do Sul; CE Maria L. F. Pacheco, em Balsa Nova; CE Jardim Universitário, em Sarandi; CE Brasílio Itiberê e CE Rodrigues Alves, em Maringá. Por fim, a Tom Educação será parceira de: CE Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba; CE Cleya Godoy F. da Silva, em Londrina; CE Malvino de Oliveira, em Porecatu, e o CE João Plath, em Mauá da Serra.

Os 13 colégios que receberão o apoio administrativo somam os 82 que já fazem parte do programa desde 2024. Em dois destes colégios a proposta foi aprovada mediante consulta pública realizada, em novembro, nas outras 11 unidades onde a consulta pública não atingiu o quórum mínimo estipulado pela Seed-PR, de 50% mais um, coube à Secretaria decidir sobre a adesão.

A decisão da Seed-PR foi tomada com base em critérios técnicos como frequência escolar abaixo da média estadual e desempenho na aprendizagem medido pela nota do Ideb, considerando colégios que ficaram abaixo da média, que reduziram sua nota na última avaliação ou que não tiveram o índice divulgado, entre outros critérios.

Parceiro da escola

O programa é fruto de uma lei estadual, após um projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A primeira seleção de escolas ocorreu em dezembro de 2024, com uma nova votação em novembro de 2025. As 95 unidades do Parceiro da Escola estão distribuídas em 34 municípios: Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Roncador, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.

O grupo Apogeu é parceiro na gestão de 20 colégios estaduais em Curitiba, Região Metropolitana (RMC), Litoral e Guarapuava. A Tom Educação apoia a gestão de 36 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba. Nas outras 39 escolas do programa, distribuídas entre as regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC, a responsabilidade é da empresa Impulso.

Ainda no primeiro ano de implementação, o Parceiro da Escola registrou aprovação dos pais e responsáveis maior que 86%, conforme atestou pesquisa realizada pela Radar Inteligência, publicada em julho de 2025. 

Houve a participação de mais de 2 mil pais dos 15 Núcleos Regionais de Educação que integravam o programa até o momento. Além da aprovação, 84,2% recomendariam o modelo a outros pais e responsáveis e 92,2% entendem que há cuidado da escola com o filho. Também foram registradas melhorias em índices pedagógicos e administrativos: redução de 99% das aulas vagas nas escolas participantes e aumento de quase 80% na ocorrência de observações pedagógicas em sala de aula após a implantação do programa. As ocorrências são realizadas pelos diretores para traçar estratégias de aprendizagem mais assertivas.

Ponta Grossa

No Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa, o programa Parceiro da Escola é aplicado nos colégios Senador Correia; Linda Bacila; Francisco Pires Machado; Ana Divanir Borato e Arnaldo Jansen, em Ponta Grossa; Amanda Carneiro de Mello, em Castro; Jorge Netto, em Piraí do Sul; e Fritz Kliewer, em Palmeira. A comunidade escolar do Colégio Estadual Santa Maria rejeitou a proposta de adesão ao programa em duas consultas públicas, realizadas em 2024 e em 2025.


Compartilhe:

Leia também

Primeira atração internacional, Gipsy Kings by Andre Reyes traz rumba flamenca ao Verão Maior ParanáGrupo europeu liderado por integrante da formação original reuniu 105 mil pessoas no Litoral, marcando uma nova etapa da programação musical, que faz do Verão Maior Paraná o maior festival gratuito do Brasil
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia