Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comentou sobre a possível volta às aulas e as condições necessárias para a reabertura das escolas públicas municipais após a pandemia de COVID-19.
De acordo com o prefeito, a previsão é que o retorno das atividades presenciais aconteça em outubro. “Tomara Deus que a gente esteja correto e que lá em outubro as coisas já estejam resolvidas. Se tiver algum tipo de risco, nem que seja mínimo, não vai voltar”, enfatiza. Ele acrescenta que a volta das aulas depende da descoberta de um medicamento eficiente contra o coronavírus ou de uma vacina que impeça o contágio.
Rangel salienta que, neste momento, a principal preocupação é com a segurança dos alunos. “Ninguém vai ser obrigado a voltar para a escola se não tiver garantia da saúde das crianças. Isso quem decide não é o prefeito, não é a secretária [de Educação], são os médicos e os especialistas”, afirma.
Ele lembra que, atualmente, as aulas estão sendo transmitidas através da TV Educativa. São três aulas diárias, com carga horária superior a quatro horas por dia, em que as crianças participam, interagem e recebem atividades para fazer em casa. “Podem ficar tranquilos que as crianças não vão perder o ano. Elas estão estudando e estão em casa com a família, que é o mais importante”, frisa.
Entretanto, Rangel admite que a situação não é a ideal. “O programa na TV é um espetáculo, mas não consegue substituir a escola. Não é a mesma coisa pela internet ou pela televisão, mas é o que nós temos hoje. E o que nós temos, estamos fazendo bem feito”, destaca.
O prefeito também agradeceu o empenho e comprometimento das professoras das escolas municipais. “As professoras se especializaram na aula presencial, mas quando não puderam, elas se uniram e aceitaram o desafio de fazer diferente”, diz. Ele acrescenta ainda a criatividade necessária para atrair a atenção da criança e passar os conteúdos pedagógicos.
As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.