Orientação é aguardar alguns minutos e repetir o procedimento
A área técnica do TSE informa que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão do excesso de acessos. Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos.
Até as 8h30 deste domingo, cerca de 400 mil eleitores já justificaram ausência pelo aplicativo. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento. Além do aplicativo, a Justiça Eleitoral tem ainda o Tira-Dúvidas Eleitoral que permite consulta a local de votação e outros serviços: http://wa.me/556196371078
O que levar para a votação?
O eleitor deve usar máscara durante todo o período em que estiver no colégio eleitoral. O TSE também orienta para que cada um leve a sua própria caneta para assinar o livro de registro de votação e, quem desejar, também poderá levar uma ‘colinha’ com os números dos candidatos escolhidos. Cada cidadão deve comparecer em sua seção eleitoral portando um documento oficial com foto e o título eleitoral. Caso não tenha o título, o cidadão que portar qualquer documento pessoal com foto, sabendo o local correto de votação, poderá exercer seu direito ao voto.
Além disso, o eleitor também poderá votar portando apenas o aplicativo de celular ‘e-Título’, desenvolvido pelo TSE. Neste ano, o app passa a mostrar a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Esta funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico.
Do TSE / Foto: Reprodução