Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

Candidatos a prefeito de Curitiba participam do primeiro debate na TV

2020-10-02 às 16:31

O primeiro debate televisivo das Eleições 2020 em Curitiba, promovido pela Band, contou com sete dos 16 candidatos à Prefeitura. Sem a presença do atual prefeito e favorito à reeleição, Rafael Greca (DEM), por opção própria, participaram do debate os candidatos Camila Lanes (PCdoB), Fernando Francischini (PSL), João Arruda (MDB), João Guilherme (Novo), Marisa Lobo (Avante), Paulo Opuszka (PT) e Professor Mocellin (PV).

A candidata Marisa Lobo não gostou de não ter sido acionada pelos adversários nem mesmo uma vez. “Queria fazer um protesto por ter sido ignorada neste debate. Talvez por ser conservadora, apoiadora do presidente Bolsonaro desde 2011. Queria falar do nosso plano de governo, infelizmente não deu tempo. É o maior plano conservador da história”, disse Marisa em suas considerações finais. A bolsonarista, em suas perguntas, provocou debate partidário com Paulo Opuskza, que afirmou que o presidente “não pode colocar em risco nenhum processo democrático” e nem criar discordância no que diz respeito à Saúde.

Já João Arruda (MDB), defendeu a interatividade semanal entre alunos e estudantes e a retomada gradual das atividades presenciais. Ele ainda afirmou que vai “descongelar o plano de carreira dos professores. “Pra mim uma prioridade é cuidar dos nossos professores que cuidam das nossas crianças.  Quero trabalhar em parceria com eles”, disse. Ele também ressaltou o auxílio emergencial do governo federal em uma dobradinha com Fernando Francischini, que prometeu criar um socorro financeiro municipal. “Vou criar o auxílio emergencial da Prefeitura de Curitiba, quero dar continuidade aos pagamentos para aquele que está desempregado”, afirmou o candidato do PSL, que diz ser “liberal na economia, mas não em tempo de pandemia, fome, miséria e desemprego”.

Na tabelinha entre legendas (PSL e PT), Francischini e Opuszka falaram sobre a retomada da economia durante a pandemia de covid-19. O petista defendeu “economia solidária” como uma saída da crise. “Os países que agiram com solidariedade recuperaram a auto estima e cultura das suas cidades. Estado forte é serviço que se presta com eficiência e com efetividade”, explanou.

Segundo debate

Carol Arns (Podemos), Christiane Yared (PL), Diogo Furtado (PC), Eloy Casagrande (Rede), Goura (PDT), Leticia Lanz (PSOL), Professora Samara (PSTU), Zé Boni (PTC) participam do segundo debate da Band, marcado para o próximo dia 14.

Com informações/Foto: Paraná Portal