Sábado, 20 de Abril de 2024

Começa a votação para o segundo turno das eleições municipais em PG; veja todos os detalhes

Mais de 239 mil eleitores podem comparecer às urnas neste domingo (29)
2020-11-29 às 07:15
Foto: D’Ponta News

Das 7h às 17h deste domingo (29), mais de 239 mil eleitores de Ponta Grossa devem votar no segundo turno das eleições municipais.  Neste ano, o horário foi ampliado em uma hora para evitar aglomerações nas zonas eleitorais.

Nas três primeiras horas do dia, das 7h às 10h, o horário é preferencial para quem tem mais de 60 anos. Mas as pessoas que não fazem parte desse grupo poderão votar da mesma forma, desde que respeitem a preferência da votação.

Cerca de 2.400 mesários e mesárias vão atuar em 117 locais de votação, que reúnem 610 seções eleitorais. É preciso respeitar o mesmo protocolo sanitário do primeiro turno, com o uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

O que levar?

O eleitor deve usar máscara durante todo o período em que estiver no colégio eleitoral e pode levar a sua própria caneta para assinar o livro de registro de votação. Quem quiser também pode levar uma ‘colinha’ com os números da candidata escolhida.

Cada cidadão deve comparecer em sua seção eleitoral portando um documento oficial com foto e o título eleitoral. Caso não tenha o título, o cidadão que portar qualquer documento pessoal com foto, ou então o aplicativo de celular ‘e-Título’, também poderá votar. Esta funcionalidade está disponível somente para quem baixou o app até às 23h59 deste sábado (28).

Local de votação

Para consultar o local de votação, o eleitor pode acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral, aplicativo e-Título ou nas redes sociais do TSE. Clique aqui e confira.

Medidas de segurança

O TSE orienta para que os eleitores não levem crianças até os locais de votação, para evitar aglomerações. Nas filas das seções eleitorais, o distanciamento de um metro e meio deve ser respeitado e além disso, todos os colégios eleitorais vão disponibilizar álcool em gel 70% para a população.

Justificar ausência

O eleitor que não puder votar deve justificar a sua ausência das 7h às 17h deste domingo (29), preferencialmente por meio do aplicativo ‘e-Título’. Outra opção é justificar após as eleições pelo app e-Título, pelo e-mail do cartório eleitoral ou pelo Sistema Justifica em até 60 dias depois de cada turno de votação. Se o cidadão estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao país.

Se não conseguir utilizar o aplicativo, o eleitor deverá comparecer a uma seção eleitoral comum para se justificar presencialmente. É preciso levar um documento oficial com foto, o número do título de eleitor e o formulário de justificativa impresso e preenchido. Esse formulário pode ser baixado no Portal do TSE na internet.

A solicitação de justificativa, nestes casos, será encaminhada ao juiz eleitoral, por isso o eleitor deve informar o motivo da sua ausência e anexar o comprovante daquilo que foi relatado. Depois da análise da solicitação, o eleitor é notificado da decisão.

Resultados do 2º turno

A apuração dos votos inicia às 17h, quando serão emitidos os boletins de urna de todas as zonas eleitorais. A partir das 16h30, o D’Ponta News faz um resumo das principais notícias do dia. Os espectadores poderão acompanhar em tempo real a finalização das votações, os primeiros boletins de urna e a apuração dos votos.

Todas as notícias e lives poderão ser acompanhas no portal D’Ponta News, na página do Facebook e no Canal do Youtube, além da TV Vila Velha, canal 516 no line-up da ClaroTV (NET).