Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Começam as eleições municipais em Ponta Grossa; veja mais detalhes

2020-11-15 às 07:00

Das 7h às 17h deste domingo (15), acontecem as eleições municipais 2020 em Ponta Grossa. Neste ano, o horário foi ampliado em uma hora com o objetivo de evitar aglomerações nas zonas eleitorais. Cerca de 239.611 mil eleitores devem votar nos mais de 121 locais de votação da cidade.

Nas três primeiras horas do dia, das 7h às 10h, o horário é preferencial para idosos, mas as pessoas que não fazem parte deste grupo poderão votar da mesma forma, desde que respeitem a preferência da votação.

O que levar?

O eleitor deve usar máscara durante todo o período em que estiver no colégio eleitoral. O TSE também orienta para que cada um leve a sua própria caneta para assinar o livro de registro de votação e, quem desejar, também poderá levar uma ‘colinha’ com os números dos candidatos escolhidos. Cada cidadão deve comparecer em sua seção eleitoral portando um documento oficial com foto e o título eleitoral. Caso não tenha o título, o cidadão que portar qualquer documento pessoal com foto, sabendo o local correto de votação, poderá exercer seu direito ao voto.

Além disso, o eleitor também poderá votar portando apenas o aplicativo de celular ‘e-Título’, desenvolvido pelo TSE. Neste ano, o app passa a mostrar a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Esta funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico. 

Local de votação

Para consultar o local de votação, o eleitor pode acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral, aplicativo e-Título ou nas redes sociais do TSE. Clique aqui e leia a matéria completa.

Medidas de segurança

O TSE orienta para que os eleitores não levem crianças até os locais de votação, para evitar aglomerações. Nas filas das seções eleitorais, o distanciamento de um metro e meio deve ser respeitado e além disso, todos os colégios eleitorais vão disponibilizar álcool em gel 70% para a população.

Justificar ausência

O eleitor que não puder votar deve justificar a sua ausência das 7h às 17h deste domingo (15), preferencialmente, por meio do aplicativo ‘e-Título’. Outra opção é de justificar após as eleições pelo app e-Título, pelo e-mail do cartório eleitoral ou pelo Sistema Justifica em até 60 dias depois de cada turno de votação. Se o cidadão estiver no exterior, o prazo é de até 30 dias do retorno ao país.

Se não conseguir utilizar o aplicativo, o eleitor deverá comparecer a uma mesa receptora de justificativa ou a uma seção eleitoral comum, para se justificar presencialmente. É preciso levar um documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo), o número do título de eleitor e o formulário de justificativa impresso e preenchido. Esse formulário pode ser baixado no Portal do TSE na internet.

A solicitação de justificativa, nestes casos, será encaminhada ao juiz eleitoral, por isso o eleitor deve informar o motivo da sua ausência e anexar o comprovante daquilo que foi relatado. Depois da análise da solicitação, o eleitor é notificado da decisão.

Resultados do 1º turno

A apuração dos votos inicia às 17h, quando serão emitidos os boletins de urna de todas as zonas eleitorais. A partir das 16h30, o D’Ponta News faz um resumo das principais notícias do dia. Os espectadores poderão acompanhar em tempo real a finalização das votações, os primeiros boletins de urna e a apuração dos votos.

Todas as notícias e lives poderão ser acompanhas no portal D’Ponta News, na página do Facebook e no Canal do Youtube, além da TV Vila Velha, canal 516 no line-up da ClaroTV (NET).

VEJA TAMBÉM

Eleições 2020: Veja como consultar o seu local de votação

Eleições 2020: Confira o que você precisa saber para votar neste domingo (15)

Eleições 2020: Saiba o que pode e o que não pode na véspera e no dia da votação

Eleições 2020: Eleitor que não for votar, deve justificar ausência por aplicativo