Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Eleições 2020: Candidatos falam sobre suas propostas para a saúde de PG; confira vídeos

2020-10-05 às 12:01

Nesta segunda-feira (05), o portal D’Ponta News começa uma série de reportagens com os cinco candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa. Durante duas semanas os candidatos terão a oportunidade de expor suas propostas para a cidade em 10 diferentes áreas: saúde, educação, segurança pública, transporte, funcionalismo público, economia, emprego e renda, cultura, infraestrutura e turismo.

Para a candidata Mabel Canto (PSC), o foco será nos atendimentos especializados. Ela propõe a criação de quatro policlínicas em diferentes regiões da cidade, com profissionais como pediatra, obstetra e cardiologista. A candidata ainda afirma que serão realizadas cirurgias eletivas no Pronto Socorro Municipal através de mutirões.

O candidato Marcio Pauliki (SD) propõe a descentralização da saúde através da reaberturas dos CAS (Centro de Atenção à Saúde) até às 22h, além da farmácia central. Ele também quer fazer um grande complexo universitário de saúde, abrangendo Pronto Socorro Municipal e Hospital da Criança, de forma que o custeio seja feito pelo Estado.

O candidato do PT, Professor Edson, acredita que a crise na saúde será o maior desafio do próximo gestor do município. Dentre as propostas está a instalação de telemedicina e a integração com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, utilizando os recursos do setor de saúde para melhorar a qualidade do atendimento nos postos de saúde.

O candidato do PSOL, Professor Gadini, propõe a reabertura dos CAS (Centro de Atenção à Saúde), melhorando e reestruturando as questões de atendimento. Ele também afirma que serão contratados servidores públicos especializados, através de concursos, para qualificar o atendimento.


A candidata Professora Elizabeth (PSD), afirma que a cobertura de saúde básica será estendida para 90% da população de Ponta Grossa, chegando a toda cidade no final de quatro anos. Ela também propõe a ampliação do ‘hora certa’ até as 22h, além da instalação de equipes volantes nas empresas.

Nesta terça-feira (06), os cinco candidatos falam sobre Educação.