Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Eleições 2020: Elizabeth vai criar Grupo Municipal de Dança e abrigar grupos culturais no Centro das Artes

2020-10-28 às 18:01

O incentivo à cultura em Ponta Grossa está entre os projetos de governo da candidata Professora Elizabeth (PSD). Nos últimos anos, entre as ações realizadas no setor cultural está a manutenção de grupos culturais como o Coro Cidade de Ponta Grossa, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, a Banda-Escola Lyra dos Campos e o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa. Somente com estes projetos, a Prefeitura mantém hoje 139 alunos bolsistas. Além de reunir estes grupos culturais no Centro das Artes, que será implementado no Complexo Cultural Jovanni Masini, também será criado o Grupo Municipal de Dança.

“Hoje já contamos com grupos culturais com bolsistas na área da música, banda e do teatro, então sentimos a necessidade de criar também este espaço para a área da dança, porque sabemos que nossa cidade está cheia de jovens talentos e queremos incentivá-los! O Centro das Artes vai reunir esses grupos e ainda promover atividades e oficinas gratuitas para a população, de forma que todos tenham acesso a cultura em nossa cidade”, detalha Elizabeth.

A Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) foi criada em 1954, sendo a orquestra mais antiga do Paraná. É responsável pela formação de centenas de músicos e conta hoje com 45 alunos bolsistas.

A Banda-Escola Lyra dos Campos tem quase 70 anos, contabiliza milhares de alunos. Atualmente, conta com quase 50 músicos e 30 alunos, todos recebendo bolsa de estudos.

O Coro Cidade de Ponta Grossa foi criado em 2008 com a finalidade de promover o ensino e a prática de música em grupo e a divulgação da arte musical, tendo 25 alunos bolsistas.

O Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa formou seu primeiro elenco em 2019. Hoje conta com 19 bolsistas, tendo como objetivo contribuir para a formação de novos atores, atrizes e técnicos de teatro na cidade.

Da assessoria