Programa pré-natal adequado será criado com o objetivo de garantir prioridade para as gestantes em Ponta Grossa
Com filas de espera em diversas especialidades e milhares de pessoas esperando por exames e consultas, a candidata Mabel Canto (PSC) terá como uma das prioridades a área da saúde. Somente para ultrassom, a fila hoje tem cerca de 1 mil mulheres esperando pelo atendimento, sendo que antes da pandemia estava na faixa de 700 pessoas e já chegou a mais de 1700 gestantes.
“A saúde será um grande desafio para a nova gestão na prefeitura. Para zerar filas em alguns atendimentos, faremos força-tarefa com mutirões. Vamos criar o programa pré-natal adequado que vai dar prioridades para as gestantes, zerando as filas de espera”, destaca Mabel Canto.
Somente no ano passado foram registrados 40 óbitos de bebês entre o quinto mês de gestação e a primeira semana de vida. “E os números só pioram. É assim que estão cuidando das nossas mãezinhas e dos nossos bebês em Ponta Grossa. Atualmente temos 400 gestantes com gravidez de risco esperando para fazer o pré-natal. Gestação de risco não pode esperar. Não pode ficar na fila”
Atualmente, não são apenas as gestantes que enfrentam dificuldades. São muitas pessoas que aguardam nas filas por cirurgias, exames e consultas. São centenas de pessoas esperando consulta com cardiologista e pediatria, por exemplo, além da demora para conseguir consultas pré-cirurgia geral. Para acabar com as filas das cirurgias mais simples, Mabel vai realizar mutirões e transformar o Hospital Municipal em referência no atendimento das necessidades prioritárias em Ponta Grossa, como cirurgias eletivas, ginecologistas e outros serviços especiais de saúde.
Com as quatro Policlínicas da Família e os convênios com estado e consórcios de saúde, Mabel vai zerar as filas na saúde. “As policlínicas darão suporte para especialidades como ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia. E por contar com exames de raio-x e ultrassom vamos acabar com as filas desses exames, que são muito simples, mas extremamente importantes”.
Da assessoria