Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Eleições 2020: Professora Elizabeth reforça trajetória como educadora e gestora pública

2020-10-27 às 16:44

Concorrendo ao posto de primeira mulher prefeita de Ponta Grossa, a candidata Professora Elizabeth (PSD) tem um trajetória marcada pela ligação com a área da educação e administração pública. Elizabeth Silveira Schmidt nasceu dentro da escola, no Distrito de Uvaia, onde sua mãe era professora. Com cinco anos, sua família se mudou para a área urbana da cidade, onde Elizabeth cresceu, estudou e viveu desde então.

“Pouca gente conhece minha história. Depois que nos mudamos para a região urbana, estudei nos colégios estaduais Júlio Teodorico, Regente Feijó e Instituto de Educação. Foi já aos 18 anos que comecei a trabalhar como professora na rede estadual de educação, nos mesmos colégios onde me formei. Na sequência, também comecei a dar aulas no curso de Pedagogia da UEPG. Com isso, foram 40 anos atuando como educadora, sendo hoje especialista e mestre em educação”, relata Elizabeth sobre o início de sua trajetória profissional.

Casada há 48 anos com Lourival Schmidt, sendo mãe de três filhos e avó de sete netos, o envolvimento de Elizabeth com a vida pública teve início em 2005, como Secretária Municipal de Cultura e Turismo, na gestão prefeito Pedro Wosgrau Filho. Na gestão Marcelo Rangel foi Secretária de Administração e Secretária de Recursos Humanos (2015-16). Em 2015, foi eleita vice-prefeita de Ponta Grossa para a gestão 2017-2020, na chapa que reelegeu o prefeito Marcelo Rangel. Acumulou o cargo de Presidente da Fundação Municipal de Turismo entre fevereiro de 2017 a março de 2018.

“Á frente da então Fundação Municipal de Turismo pude implementar inúmeros projetos, como a criação do Observatório do Turismo em PG, a expansão de programas como o Turismo Industrial, QR Code PG Turística e, com grande destaque, a captação de eventos através da Lei do Turismo (12.066/2014), que visa incentivar a realização de eventos geradores de fluxo turístico do Município de Ponta Grossa”, recorda Elizabeth.

Elizabeth Schmidt é Cidadã Benemérita de Ponta Grossa e possui ‘Menção Honrosa’ em comemoração ao Dia Mundial do Turismo em 2017, emitido pela Assembléia Legislativa do Paraná por proposição do deputado Ney Leprevost. Recebeu também o prêmio de Mulher Destaque do Turismo Paranaense, indicada pelo presidente de Fecomércio/PR, o vice-governador, Darci Piana.

Da Assessoria