Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Em Ponta Grossa, 25% dos eleitores não foram às urnas neste segundo turno

2020-11-29 às 18:43

Dos 239.611 eleitores de Ponta Grossa, 59.655 mil eleitores não compareceram às urnas no segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (29), o que representa 24,89% do eleitorado. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No primeiro turno das eleições municipais deste ano, cerca de 55.147 eleitores não foram votar.

 

 

Justificativa

O eleitor que não foi votar neste domingo pode justificar a sua ausência no Portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título. Vale lembrar que uma justificativa deve ser apresentada para cada dia de votação em que não compareceu. Quem estiver em seu domicílio eleitoral e, por algum motivo, não puder comparecer às urnas deverá fazer um Requerimento de Justificativa Eleitoral a partir do dia seguinte ao da votação. O pedido pode ser apresentado em até 60 dias, contados da data da eleição em que não compareceu.

O requerimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, disponível no Portal do TSE na internet. É possível anexar ao formulário do requerimento um documento que comprove o impedimento de comparecer no dia da eleição, como um atestado médico ou um comprovante de viagem.

Ao fazer a justificativa pelo e-Título ou no Sistema Justifica, o eleitor receberá um número por meio do qual poderá acompanhar a análise do seu pedido, que será feita pelo juiz da respectiva zona eleitoral.

Com informações do TSE