Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Horário eleitoral gratuito no rádio e televisão começa nesta sexta-feira (9)

2020-10-09 às 09:43

Saiba quanto tempo de rádio e TV terá cada candidato nas eleições 2020 em Ponta Grossa

Com as eleições municipais se aproximando, surge também a expectativa pela propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Em todo Brasil, o Horário Eleitoral para o primeiro turno começa nesta sexta-feira, 9 de outubro, e encerra-se em 12 de novembro, quinta-feira.

Ao todo, serão dois blocos de 10 minutos diários que são distribuídos das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 nas emissoras de rádio, e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão. Também há 70 minutos diários de inserções, distribuídos entre todo o dia, que variam de 30 segundos a um minuto. Este tempo será dividido em 60% para os candidatos a prefeito e os outros 40% para os postulantes à Câmara de Vereadores.

Em Ponta Grossa, o candidato Márcio Pauliki (SD), terá 3 minutos e 24 segundos, o maior tempo entre os cinco candidatos ao Palácio da Ronda. A coligação ‘União de Forças por Ponta Grossa’ conta com os seguintes partidos: Solidariedade, PROS, PRTB, DEM, PSL, Patriotas, PL, PTB e PTC.

Na sequência aparece Mabel Canto (PSC), que terá 3 minutos e 16 segundos. A coligação ‘Ponta Grossa em Primeiro Lugar’ conta com os partidos, PSC MDB, PP, PDT, PMB, Cidadania e Podemos.

Já a candidata Professora Elizabeth Schimdt, do PSD, terá 1 minuto e 38 segundos. A candidata encabeça a coligação ‘Somos Todos Ponta Grossa’, que conta com os partidos, PSD PSDB, PV e Avante.

Professor Edson (PT) possui 1 minuto e 21 segundos, ele é candidato pela coligação ‘Ponta Grossa uma cidade para você’, que conta com os partidos PT e PCdoB.

Por fim, o candidato Professor Gadini (PSOL), partido que concorre com chapa pura, tem um tempo de 23 segundos.

O tempo de propaganda eleitoral é estimada de acordo com a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados em relação à eleição de 2018. Por isso, legendas como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Liberal (PSL), mantém o maior tempo de campanha no rádio e TV por serem respectivamente as duas maiores bancadas da Câmara em Brasília.

Ao todo, 23 dos 33 grupos políticos possuem tempo no horário eleitoral gratuito em virtude dessa representatividade na Câmara Federal. Em Ponta Grossa apenas um partido político (PSOL) não fez coligação para as eleições, sendo assim, o mesmo não contribui com tempo de TV e rádio.

Com informações: TRE/Imagem: D’Ponta News