Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Vídeo: A cinco dias do fim das convenções partidárias, veja como está o cenário eleitoral em PG

2020-09-11 às 17:35

Na tarde desta sexta-feira (11), o comunicador João Barbiero publicou um vídeo nas redes sociais, onde mostra as últimas novidades dos bastidores da política ponta-grossense e analisa o cenário atual.

Barbiero inicia falando a novidade da semana, onde a deputada estadual Mabel Canto (PSC), filha do ex-prefeito Jocelito Canto (Podemos), anunciou que é pré-candidata à prefeita e estará no mesmo grupo político do deputado federal Aliel Machado (PSB). De acordo com especulações, o vice-prefeito na chapa será o vereador Pietro Arnaud (PSB).

Sobre o pré-candidato Marcio Pauliki (SD), João relata que existem conversas por parte dele com o vereador Ricardo Zampieri (Republicanos). “O Marcio está trabalhando com a possibilidade de ter o Ricardo Zampieri como vice. Até com o Otto Cunha o Marcio chegou a conversar numa eventual possibilidade de pré-candidatura a vice. É esse o trabalho atual do Pauliki”, afirma.

Com relação a pré-candidata, Elizabeth Schmidt, vice-prefeita do município, Barbiero destaca a presença de duas mulheres no pleito eleitoral. “É muito forte a presença do eleitorado feminino em Ponta Grossa, sendo 51%, e agora com duas mulheres na disputa, o páreo será duro”, acredita. O comunicador ainda aponta que o apoio em torno da pré-candidata será forte. “Eles vão vir ‘pesado’ para a disputa, entenda-se, Marcelo Rangel, Sandro Alex e Ratinho Junior. Além disso, eles tem a máquina na mão”, afirma.

Com relação ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), cujo pré-candidato Doutor Magno acabou desistindo da corrda eleitoral por ordens do partido, João conta que, neste momento, as coisas estão um pouco diferentes. “O PDT pode ser a grande surpresa deste ‘campeonato’, pois o partido tinha uma ordem lá de cima para ir com o Aliel, e agora que o Aliel não é mais candidato? Por isso, o PDT poderá ser o elemento surpresa dessas eleições, ou com o Magno ou até mesmo com o Roberto Mongruel”, explica.

Já ao final do vídeo, Barbiero lembra que os partidos de esquerda em Ponta Grossa terão candidaturas próprias, o PSOL com o professor Sérgio Gadini e o PT coligado com o PCdoB, com o professor Edson. “Talvez se a esquerda tivesse se unido faria mais barulho”, pontuou João.

Sobre a situação do partido Patriota, o destaque é para a confusão entre Keyla Sanson e o ex-coronel do exército em Ponta Grossa, Daniel Marques. “A Keyla quer apoiar o Marcio Pauliki e o partido irá seguir esse caminho”, acredita. João ainda pontua sobre o Márcio Ferreira, que acabou tendo que desistir da candidatura por ordens do partido PSL.

Por fim, sobre os vereadores, Barbiero descreve que alguns dos atuais parlamentares não tentarão a reeleição, por isso ele alerta que é importante que alguns dos pré-candidatos analisem bem a situação, pois há grande chance de mudança na casa de leis em 2021.

Confira o vídeo:

Foto/Vídeo: Reprodução/Facebook