A assessoria do candidato à reeleição em Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), informou na tarde deste sábado (10) que o juiz eleitoral, Marcelo Carneval, determinou que o Facebook retire de circulação – deixe de compartilhar – “uma montagem criada com o objetivo de ridicularizar o candidato a prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) e prejudicar sua candidatura à reeleição”.
Ainda segundo a assessoria, “o material foi enviado por robôs – disparos em massa – para milhares de telefones de Cascavel por meio do aplicativo whatsapp”. “O número usado para os disparos é internacional (+1(731)276-9208), o que é ilegal. Na liminar, o magistrado determina que seja identificado o responsável pelo terminal telefônico para que ele seja citado judicialmente e responda pelo envio ilegal das mensagens”, seguiu a assessoria.
Em caso de descumprimento, o Facebook terá que pagar multa diária de R$ 5 mil.
“Constitui dever do administrador do aplicativo, no caso o WhatsApp, administrado pelo primeiro representado, Facebook Brasil, fazer cessar a divulgação do conteúdo, após a notificação (após tomar conhecimento que um conteúdo calunioso circula pela rede social), sob pena de arcar com as penalidades eleitorais”, escreveu o magistrado na sentença.
“O vídeo, disparado de forma anônima, viola as normas eleitorais pelo conteúdo do material, de conteúdo altamente difamatório. O material apócrifo tem como único objetivo atingir a honra do candidato Paranhos, de forma caluniosa”, concluiu sua assessoria.
Informações: Das Assessoria – Foto: Reprodução/ALEP